sexta-feira, 8 de fevereiro de 2013

Jugend Musiziert

É um concurso de Música....para jovens.
Organizado todos os anos pela Alemanha, podem concorrer todos os jovens alemães, quer vivam na Alemanha, quer noutro lado, e ainda todos os alunos ou ex-alunos de colégios alemães. Já tem muitos anos e os prémios são muito considerados na carreira musical dos intérpretes.


Este ano, sendo no Porto, o meu neto Daniel entrou pela primeira vez neste concurso. Não tem idade para poder passar à etapa seguinte - só a partir dos 10 anos - mas pode concorrer e receber o diploma.

O Daniel estava calmíssimo antes do concurso, com a sua camisinha branca e jeans, o seu violino Capella, emprestado por um ano depois de ter ganho concurso Capella em Espinho, sorridente e ansioso por ir para o palco.

Tocaram muitos jovens, uns em conjunto, outros sozinhos acompanhados ao piano, uns melhores, outros piores, mas todos eles com um reportório de 10 minutos - que é bastante em termos musicais.
Estive lá e ouvi-os todos, durante três horas, com uns intervalos em que nos ofereciam - a troco dum euro - bolos maravilhosos e waffles feitos na hora, cuja colheita reverteria para a Viagem de Curso dos alunos do 11º ano à Alemanha. Este (bom) hábito já dura há mais de 30 anos.

O Daniel tocou o 2º andamento do Concerto de Vivaldi e o Allegro de Fiocco,  que podem ouvir aqui, tocada por Itzhac Perlman, uma peça brilhante, que faz vibrar quem a ouve.


No final foi-lhe atribuído o 1º Prémio na sua categoria, recebeu um diploma e uma rosa. Fiquei feliz. Ele merece.
É um artista nato.
E é meu neto.

8 comentários:

  1. O Daniel é um artista sem dúvida. E sai à avó, que noutras áreas, o é também. Assim sendo, estão todos de parabéns, pois então!

    Beijinho :)
    Isabel

    ResponderEliminar
  2. Obrigada, Isabel, foi um dia muito feliz para mim, como são quase todos que passo com os filhos e netos....é o melhor da Vida!

    Bjo

    ResponderEliminar
  3. Parabéns Virgínia ao seu neto, mas também a si.
    Um beijo meu para ele e outro para si.

    ResponderEliminar
  4. Obrigada, Graciete. Neste momento estou um pouco triste com a partida deles, mas é só por 8 dias e eles vão divertir-se à grande nos Alpes. Quem me dera!!

    Bom fim de semana!

    ResponderEliminar
  5. Um grande beijinho de parabéns para o Daniel, para ti, para o João,a Ana,e extensivo aos demais membros da família, particularmente aos que conheço...
    Regina

    ResponderEliminar
  6. Obrigada, Regina, é sempre comovente ver os nossos meninos a brilhar, não é? Sabes bem o que isso é , também.

    Mas neste caso, alem do Daniel quem tem mais mérito é o João que o acompanha sempre as aulas e ao piano, desde os quatro anos....fazendo o mesmo com os outros dois filhos, que também já tocam. É difícil com a vida que os pais têm hoje em dia acompanharem assim os filhos. Todos os dias ensaiam antes de irem para a escola, que começa às 8.15. :)

    Bom fim de semana!

    ResponderEliminar
  7. Uma Família que gosta de música é muito mais feliz...
    Muitos Parabéns a todos. E a si, Vovó, um beijo especial.
    :)

    ResponderEliminar
  8. Obrigada, Paulo, como disse já muitas vezes este blogue é para compartilhar as alegrias que vou tendo na vida, muitas delas graças aos meus filhos e netos. Não ponho aqui panegíricos sobre a família - aliás os meus filhos detestá-lo-iam, mas tão somente estes eventos que no enchem a vida....

    Bjinho e bom Carnaval!:)))

    ResponderEliminar