sexta-feira, 13 de setembro de 2013

A cidade e as serras

A cidade vai-se enchendo aos poucos. E a vida retoma o seu ritmo frenético.

Noto, sobretudo, os ruídos que sobem da rua para a varanda e da varanda para a sala quando as janelas se abrem para arejar nestes dias cálidos, que teimam em não terminar.

Os autocarros sobem e descem vertiginosamente o Campo Alegre, agora mais amiude do que no Verão, os carros apitam, os condutores andam nervosos com a hora de chegada aos seus empregos ou de entrada dos filhos para a escola.
A vida no Porto começa pelas 6, já há movimento aqui na rua praticamente de noite.

Do outro lado da casa são os cães a ladrar, as gaivotas e as crianças do Colégio em childreada, numa toada quase orquestral.

A cidade, hoje em dia, é  quase só ruído e por vezes, torna-se cansativa....massacrante....demasiada gente...demasiadas vozes, demasiados escapes, ambulâncias, apitos,  estudantes....e também drogados que gritam solitários durante a noite.


os socalcos já preparados para as vindimas
Lembro-me da sensação estranha que experimentei, esta segunda feira, quando o táxi nos deixou 45m antes da hora no apeadeiro da Ferradosa. Uma experiência quase mística.

O silêncio era total. Nem o rio azul a correr para o mar lá longe se sobressaltava. Os montes verdes de mato, vinha  e pomares quedavam-se , mirando-se nas águas espelhadas; a linha do comboio fazia lembrar aqueles trilhos dos filmes americanos no meio do nowhere...à espera dum comboio que nunca chega...




Quase não falámos.

Estávamos unidos, como se nunca tivesse havido um ontem...
e como se não houvera um amanhã.....






4 comentários:

  1. A cidade vai-se enchendo mas a calma e a beleza do interior mantêm-se. Pena é que não haja condições para fixar as populações.

    Um abraço.

    ResponderEliminar
  2. É verdade e só que for cego ou insensível é que não foge da cidade para o interior depois da aposentação, nas férias ou nos feriados. Claro que é preciso ter algum dinheiro, mas o comboio do Porto à Ferradosa custa 6 euros ( senior)!!! É inacreditável. Pode-se ir até o Pocinho, ou descer no Pinhão ou na Régua, passear por ali, visitar alguns monumentos ou quintas e depois regressar...a viagem é morosa, mas ninguém está com pressa.

    Esta segunda fomos depois jantar ao "Aleixo" um dos melhores restaurantes do Porto....já lá não a há mais de 15 anos. Foi bom....

    Vão tirar o tribunal a S. Joao da pesqueira e junta-lo a Moimenta da beira que fica a 59 km numa estrada terrível....fizeram-no com o Centro de urgencias. E lá não há carreiras, só de taxi....!

    ResponderEliminar
  3. Só fui uma vez a Moimenta a convite da Delfina Dinis, que infelizmente já partiu. Fomos a uma sarau de poesia em homenagem da Viscondessa de Balsemão. Gostei da terra, mas pareceu-me bastante isolada.
    Bjs
    Regina

    ResponderEliminar
  4. O meu filho está em São João da pesueira que é muito airosa, ainda que o acesso seja mau por carro. É melhor ir de comboio e apanhar um taxi na Ferradosa, se se conseguir contactar algum.... mas é uma zona linda, linda.....

    Benvinda!

    ResponderEliminar