sábado, 7 de setembro de 2013

Abstracto ou figurativo?

Primavera
Depois de ter estado na inauguração da exposição Intemporalidade, deu-me para reflectir se o meu gosto pelo abstracto - feito por mim ou por outrem - se mantém ou se deveria optar pelo figurativo.

Nesta exposição, os quadros são quase todos figurativos, muitos com figuras humanas, alguns naive, outros reflectem a Natureza, poucos são abstractos.

Escadinhas- Porto
Dum modo geral, aprecio os quadros de paisagem mais do que de pessoas ou retratos. Na era da fotografia digital, é difícil conseguir pintar algo muito realista que nos atraia, a não ser que as cores sejam apelativas, a luz diferente, os contornos indefinidos, o fundo contrastante...mas há pintores que conseguem transformar a realidade em .....algo artístico e captam a nossa atenção pelo pormenor.

Também há quadros abstractos que, sem terem formas ou objectos definidos, são infinitamente mais atraentes, pois há neles uma constante
Waves, 2010
mutação, o relógio não pára naquele momento em que a cena foi pintada, não há tempo....o tempo é eterno....

Tenho quadros de ambos os estilos nas paredes da minha casa.

Canso-me mais dos figurativos, embora sejam poucos e sempre de paisagens um pouco etéreas.
pôr do sol - caixa 2012



Os abstractos falam-me sempre mais alto.

3 comentários:

  1. Gosto de qualquer tipo de arte, desde que me crie emoção.E,conseguir apreciar o belo, já é uma grande vantagem.

    Um beijo.

    ResponderEliminar


  2. Assim é que deve ser....a emoção estética é muito importante. Para além da emoção dos sentimentos, a empatia e a antipatia que a obra de arte pode suscitar em nós.

    Gostou da Festa do Avante??

    ResponderEliminar
  3. Gostei muito. Notei,no concerto de Música Clássica, uma muito maior atenção e preocupação do público em ouvir e admirar aquele tipo de música.É realmente necessário ensinar a gostar.
    Outra área que apreciei, em particular, foi o Espaço Ciência este ano dedicado à Matemática.
    Quanto ao resto, a mesma alegria e confiança de sempre.
    Apesar das tarefas imperiosas que neste momento se impõem, a Festa veio, mais uma vez, mostrar que a luta continua com "com toda a confiança".

    Um beijo.

    ResponderEliminar