terça-feira, 10 de setembro de 2013

O romantismo do rio azul - sem palavras








Do "Diário - XII" de Miguel Torga:


"O Doiro sublimado. O prodígio de uma paisagem que deixa de o ser à força de se desmedir. Não é um panorama que os olhos contemplam: é um excesso da natureza. Socalcos que são passadas de homens titânicos a subir as encostas, volumes, cores e modulações que nenhum escultor, pintor ou músico podem traduzir, horizontes dilatados para além dos limiares plausíveis da visão. 



 Um universo virginal, como se tivesse acabado de nascer, e já eterno pela harmonia, pela serenidade, pelo silêncio que nem o rio se atreve a quebrar, ora a sumir-se furtivo por detrás dos montes, ora pasmado lá no fundo a reflectir o seu próprio assombro. Um poema geológico. A beleza absoluta." 





5 comentários:

  1. Belas fotografias aliadas a um lindíssimo texto.

    Um abraço.

    ResponderEliminar
  2. Desculpe Virgínia. A internet falhou de repente e o resultado final foi este.
    Mais um abraço.

    ResponderEliminar
  3. Obrigada, Graciete. Há destas coisas , que ninguém pode prever.....bjinho

    ResponderEliminar
  4. Já percebi que andou por lugares muito bonitos! Puxa vida!
    Hoje vim ler tudo o que não tinha lido nestes últimos dias. No que diz respeito aos comentários às leituras, ao calor, ao Verão... Olhe, parece impossível, mas consegui exprimir-se numa forma igual ao que penso (risos) Ando tão cansada da vida actual não me deixar estar como eu quero!...Nem lhe conto...
    Beijinhos.

    ResponderEliminar
  5. Querida Madalena,

    É verdade que também há muita coisa que escreve no FB que me faz rir e sentir humana...

    Andei por estes lugares maravilhosos porque o meu filho está colocado como Juiz em S. João da Pesqueira e fomos lá levá-lo. Aquilo é no Cu de Judas ( desculpe) , a 850 m de altitude. Impressionou-me muito. E tenho saudades do meu filho, apesar de ele não estar assim tão longe. Tenho passado metade da minha vida a despedir-me dos filhos, que desde os 18- 20 anos sairam de casa. Todos. Felizmente agora estão perto.

    Admiro a sua vivacidade e alegria no que faz....eu sou mais melancólica:))

    bjinhos

    ResponderEliminar