quinta-feira, 9 de janeiro de 2014

Em busca da Primavera

Segundo a minha amiga Graciete, a primavera pode vir quando menos se espera.

Hoje veio o sol, não há pinga de vento, os pássaros cantam por entre os ramos esvaziados da sua folhagem habitual, não há flores, mas a Natureza parece acordada depois do temporal que abalou o norte nos ultimos dias.

Resolvi ir ao meu jardim, já há mais dum mês que não ia lá, o que diz muito da minha vida atual, do

estado do meu joelho, que se queixa intermitente, e do trabalho que tenho desenvolvido nestes últimos meses.

Fui com sacrifício, armada com a minha máquina Lumix.

Não havia vivalma, a ponto de eu ter deixado propositadamente um saco com um Ice tea gigante e uns croissants para os meus netos na escadinha à volta do lago de nenúfares, antes de ir dar uma volta pelo resto do jardim. Ninguém lhe tocou, estava lá quando voltei. È bom confiar nas pessoas....

O sol inundava, ainda que timidamente, todo o jardim, incidindo nas camélias que parecem quase de prata quando iluminadas. Os reflexos nos lagos, sarcófagos de folhas de nenúfares em hibernação. pareciam teatros com silhuetas tremelicantes.


Todo o jardim à volta se reflete naquelas águas paradas, que quase nada faz bulir.

Sentei-me num banco e ai estive a ouvir os pássaros com a orquestra de fundo da VCI. Nem isso me fez infeliz. A plenitude existe para lá dos crimes que os homens vão perpetrando...não há rosas, mas há camélias, flores de trevo, troncos iluminados pelo sol, dourados, e pássaros em pleno Janeiro, querem milagre maior?

E não, não são gaivotas assustadas com o frémito das ondas, são melros, negros, que cantam ao desafio.

Poderia morrer assim....há momentos, eu estava mais ou menos feliz....longe de tudo....



4 comentários:

  1. Este texto fez-me sentir a Primavera e o Jardim Botânico aparece nele como um bocadinho daquele Mundo em que é bom viver. Paz, Sol Beleza, Tranquilidade. Exceto pelo ruído da VCI ,tudo lá é harmonia!!!! Pena tenho eu de morar aqui tão longe desse paraíso !

    Um beijo.

    ResponderEliminar
  2. Sim, Graciete, sou uma privilegiada....às tantas já ne oiço a VCI, de tal modo estou focalizada nos cantos dos pássaros. Parece que se ouvem mais no inverno do que no tempo deles.
    Hoje reparei que tenho fotos do botanico em todas as estações do ano e até tenho em dois janeiros diferentes. As fotos tb são diversas, adoro estas mudanças de ano para ano...sinto que é o meu jardim...
    bjinho

    ResponderEliminar
  3. Belíssimas fotos, como sempre, um deleite para o olhar.
    Obrigada
    Regina

    ResponderEliminar
  4. Os meus netos estiveram a ver as fotos uma à uma- tenho mais de 40 tiradas hoje e fazendo os seus comentários. Adorei e vi que eles são sensíveis à beleza, eles, aliás adoram o jardim botanico que tb é deles em parte.

    Obrigada, regina.
    Bjinho







    ResponderEliminar