domingo, 12 de janeiro de 2014

O mundo do Woophy

Em 2008 aderi a um grupo chamado Woophy, de que já falei bastante aqui.

Era um site dedicado à fotografia, nascido na Holanda, onde podíamos uploadar tudo o que quiséssemos e as fotos ficavam ali como num museu amigo, com visitantes aos milhares , vindo dos mais variados cantos do mundo e assinalados num grande mapa de cada vez que clicávamos numa foto.
Tinha lá um espólio imenso de fotos minhas, que entretanto se perderam, fotos digitalizadas de viagens que fiz e em que usei a minha Canon tradicional, montagens, fotos manipuladas ( andava louca com o Picasa e outros), etc.
Organizavam-se jogos de fotos começadas por uma letra, adivinhas sobre fotos abstratas, blogues pessoais e um forum maravilhoso onde podíamos colecionar fotos sobre temas, fazer perguntas aos mais afamados fotógrafos, combinar encontros - só em Portugal houve 3 a que fui em Aveiro, Faro e Porto, todos eles muito concorridos e dos quais ficaram fotos inesquecíveis, atribuição de prémios a fotos, exposição, almoços e jantares opíparos, passeios na Ria Formosa e na de Aveiro, compras regionais, um nunca acabar de conversas interessantes com promessas de visitas a países como a Turquia, a Polónia, à Argentina, à Holanda e a Espanha,  etc., donde vêm os mais "aguerridos" e simpáticos fotografos amadores que conheço, todos eles com profissões variadas, desde médicos conceituados, psicólogos, professores, reformados como eu e alguns jovens filhos dos mesmos.

Infelizmente o site morreu este ano, devido a falta de verbas e de disponibilidade dos administradores, que trabalhavam muito para bem de todos.

No ano passado, Jean-Paul, um fotógrafo indiano resolveu abrir o Woophy Club no Facebook, página a que podem aderir todos os fotografos que quiserem. O FB tem a vantagem de ser de fácil acesso e de podermos upload fotos de qualquer tamanho. Continuamos ali a nossa amizade e interacção fotográfica. E todos os dias podemos postar uma foto.

Este fim de semana, pediram-nos que colocássemos fotos que nos fizessem recordar momentos "woophianos" especialmente queridos, de modo que resolvi postar uma colagem que fiz em 2010 com fotos do encontro do Porto, a que vêem aqui e outras de Faro.
Surgiu entretanto, a possibilidade de se com-
 binar um encontro na Galiza que não quero perder. A minha filha também adora essas pessoas.
A internacionalização do Woophy é uma mais valia e não impede que muitos portugueses tenham formado grupos amigos, que se encontram regularmente. Foi aqui também que descobri dois primos meus, filhos duma prima , que não vira desde que saí de Lisboa, eram eles pequenos. É uma grande família....e uma experiência maravilhosa....

O WOOPHY não pode morrer....

6 comentários:

  1. Que bom pertencer assim a um grupo como o WOOPHY que permite alargar o âmbito das nossa amizades e desenvolver alguns dos nossos talento. No seu caso, entre outros, a fotografia em que é exímia.
    A sua filha está linda.

    Um beijo para as duas.

    ResponderEliminar
  2. Obrigada, Graciete. Esta foto foi tirada em 2010, mas ela está na mesma e muito bonita quando se arranja bem….
    Uma boa semana com sol!!
    Tenho de procurar outros grupos assim…preciso de conviver agora que o trabalho abrandou ligeiramente...

    ResponderEliminar
  3. Nunca podia imaginar que um grupo assim tão importante, tão internacional e com tanta adesão pudesse acabar, Virgínia! Não sendo um grupo subsidiado, custa-me acreditar que é por falta de verbas! Então, as pessoas deixaram de se interessar? É pena... Ainda bem que em parte "ressuscitou" através do Facebook. As novas tecnologias ao serviço das artes. Ainda bem.
    A Luísa está um espanto! Parabéns!
    Bjs da Maria Eugénia

    ResponderEliminar
  4. O site é que acabou pois exigia constante atenção e havia problemas de pirataria ou comentários menos próprios. Era um site fabuloso, em que se encontravam fotos de todo o mundo. Em tempos fui mesmo viciada no Woophy....passava o dia a pôr fotos e a comentar fotos, tornei-me mesmo amiga de muitos fotografos com quem me escrevia em emails pessoais. depois conheci muitos deles e ficámos amigos. No FB eles só admitem agora quem pertenceu ao antigo Woophy e estão a organziar as regras para que não haja abusos. Mas é o melhor método de combinarmos encontros. Esta foto da Luisa foi tirada no encontro do Porto, já há uns 4 anos, mas agora também está bem :)
    Bjinho

    ResponderEliminar
  5. Sem dúvida...e cada vez se estreitam mais os laços com o FB.

    Bjos

    ResponderEliminar