sexta-feira, 10 de janeiro de 2014

E o Sol brilhará


Só sabemos a falta que o sol nos faz quando durante alguns dias, - em Portugal nunca é mais que uma semana - ele desaparece por debaixo dum enorme manto de nuvens multicolores, que tornam o céu muito mais apelativo e dramático, mas que à la longue, nos trazem depressões e tristezas.

Ontem, quando acordei e abri a janela do meu quarto - o sol iluminava o jardim dos meus vizinhos e as árvores das casas ao lado, os prédios ao longe. O céu estava azul pálido com algumas nuvens brancas, muito altas - cirros , creio eu - as nuvens da bonança, da paz e próprias desta cidade. Fui ao Botanico e as fotos que lá tirei dizem da alegria que o sol instila em mim.

Hoje,  o sol ainda era mais forte, embora as temperaturas tenham baixado significativamente e o cachecol que levei me tenha sabido bem na paragem do autocarro, onde não esperei mais que 5m.

Nunca me canso de elogiar o serviço do supermercado mais central do Porto: o Froiz.
Fica no shopping Cidade do Porto , que em tempos era uma maravilha em termos de qualidade, localização, ambiente e oferta de lojas.
Pequeno, azul, azul, azul, lindíssimo, com 4 cinemas que praticamente só ofereciam filmes independentes, uma Livraria Leitura, apetrechada com o que de melhor se encontrava à venda, revistas e jornais que podíamos folhear à vontade ( lembram-se???), pequeno café com o nome mítico dos chocolates mais conhecidos da cidade- Arcádia - uma papelaria cheia de coisas para a pintura, a Pórtico com utilidades e artigos de todo o género para a casa, baratas e originais, os eternos Cortefiel, Springfield e Zara com preços acessíveis nos saldos, o CentroXogo onde os miudos se perdiam. ..


E o meu Froiz, supermercado com um tamanho ideal, onde podemos encontrar tudo, não andamos às voltas para comprar o tal iogurte ou o shampô habitual, o supermercado onde combinamos uma hora no próprio dia e nesse mesmo dia, tudo nos é trazido e deixado na cozinha três horas mais tarde, sem gastarmos, nem mais um cêntimo. Pontualmente.
O Sr. Paulo, está aí a chegar, e ele também acaba por ser um "sol" na minha vida. Hoje até me ajudou a tirar as compras do carrinho para a caixa, pois comecei a ter dores no joelho de tal forma que até me custava a segurar de pé. O Sr. Paulo é uma simpatia, um homem de confiança, daqueles que nos apraz conhecer.  Nunca falha, interessa-se por nós , pela nossa saúde, pergunta pelos meus netos, enfim...já não se fazem pessoas destas.
Há mais de 3 anos que uso este sistema para as compras do mês e para tudo o que se pode conservar durante duas semanas como a fruta e os legumes, congelados, produtos lácteos, carne e peixe. A minha filha vai trazendo outras coisas mais frescas durante a semana. Só tenho empregada quatro horas por semana para limpezas mais profundas, o resto é tudo feito por nós.

Escrever um post sobre tudo isto pode parecer publicidade estúpida ou falta de assunto.
Para mim não é. É a certeza de que, enquanto houver serviços destes, espanhois ou não, a nossa  qualidade de vida mantém-se intacta, apesar dos cortes...e é isso afinal que faz a nossa pequena felicidade.

"E  quando as nuvens partirem,  o céu azul ficará, e o sol brilhará.".. como cantavam os Resistência...." não sou o único, eu não sou o único,  a olhar os céus.....e o sol brlhará, o sol brilhará..."


Aqui fica esta banda portuguesa,  vibrante como  a minha memória do saudoso Cidade do Porto!

4 comentários:

  1. Eu também gosto muito do Sol, da primavera ,do calor(não em demasia), do "Cidade do Porto" (ai que saudades dos seus cinemas) do Froiz, da Livraria Leitura, principalmente quando era mesmo a Livraria Leitura.É bom ter recordações bonitas e algumas vivências próximas. Ajudam-nos a suavizar os momentos mais tristes.
    Um beijo.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Infelizmente a Bertrand que veio ocupar o espaço da Leitura não tem nada a er com a primeira. É estandartizada, com livros que não interessam a ninguém, sem ambiente e está às moscas. Puseram as mesas afastadíssimas da entrada e do balcão o que obriga as pessoas a andarem com o tabuleiro e sem necessidade. Como lá uma sopa quando vou ao shopping, são muito boas. Quanto aos cinemas, Graciete, até me dá vontadde de chorar...é raro ir à Praça da Alimentação por causa disso. O Bom Sucesso tem restaurantes onde o meu filho vai jantar quando cá está, mas não sei porquê, não me dá jeito ir lá :) Ando com muitas dificuldades e isto preocupa-me muito, sabe?
      O Froiz tb leva a casa encomendas pelo telefone, sabia? Eu é que gosto de ver para comprar :). Gosto de ter locais na cidade que me conhecem e reconhecem...foi assim durante muito tempo na Ramada Alta onde vivi 25 anos. Mas já estava cansada das mesmas pessoas e lojas, confesso!!

      Bjo

      Eliminar
  2. Eu gosto muito do atendimento personalizado. E nisso os supermercados são um pouco frios. Mas o Froiz está bem montado e tem produtos de qualidade. Vou lá algumas vezes mas neste momento prefiro fazer as minhas compras no pequeno comércio à volta da minha casa. A confusão dos supermercados cansa-me. Espero que a Primavera me traga mais energia pois o inverno, os dias pequenos, a chuva, o frio e, neste momento, a doença do meu marido e outros problemas, deprimem-me muito. Acho que tudo se

    aguenta melhor com o Sol e os dias grandes.

    Um beijo.

    ResponderEliminar
  3. Também ando um pouco em baixo , mas nestes últimos dias a presença dos meus netos, dos filhos e da música - assim como o alívio do trabalho para a editora animaram-me muito. Tenho no youtube algo que quero que veja. Vou pôr aqui o link para si.....um grande fi de semana! Bjinhos
    http://www.youtube.com/watch?v=8yTQesnsS6E
    Diga-me depois se gostou....fui eu que gravei :))

    ResponderEliminar