sábado, 25 de janeiro de 2014

Sábado na Baixa

Há muito que não ia à Baixa.

A de Lisboa é linda, esteticamente perfeita.

A do Porto é toda aos altos e baixos, mas como dizia a minha sogra, uma pessoa sente-se mais aconchegada e tudo fica mais perto. É como um imenso centro comercial a céu aberto , com igrejinhas pelo meio, cafés históricos como o Majestic, teatros e cinemas já centenários, muitos posters de eventos culturais, muito tapume com grafitti, vendedores ambulantes, músicos sul-americanos, enfim, uma panóplia de gente, casas e gostos, sem o classicismo da capital, mas com patine e charme de séculos. Quando vim para cá, achava tudo feio, mas aprendi a amar esta cidade e na realidade sinto-me bem aqui e gosto de postar as minhas fotos no Facebook e de receber likes de todos os cantos do mundo. Ainda hoje postei uma foto da ponte Luiz I e outra da Ponte d'Arrábida, que aqui vêem, pois o tema do Woophy Club era "Bridges".

Infelizmente não posso andar a pé durante horas, limitei-me a almoçar - uma tosta mista com molho de francesinha, mais leve que a irmã gémea, mas igualmente saborosa - e depois fui à Fnac, onde fiquei a saber que sem o cartão, não fazem descontos embora tenham os nossos dados todos no computador.

Há lojas que me irritam! A Fnac é uma delas, mas infelizmente tem tudo o que quero em termos tecnológicos. Não encontro iPods classic em parte nenhuma. O meu já há um ano que funciona mal, depois de ter caído da esplanada dos Ingleses e se ter estatelado nas rochas ;-). Tenho o iTunes cheio de música maravilhosa e gosto de a passar para o iPod para poder ouvir nos mais diversos sítios, nos autocarros, na Foz, nos consultórios, na fisioterapia, nos comboios....descansa-me mais do que a leitura e é mais leve para transportar. Por vezes as pessoas olham para mim com surpresa por me verem com auriculares, mas confesso que nada me embaraça...prefiro isso ao telemóvel sempre a tocar e a incomodar os vizinhos.

Cheguei a casa bem cansada, mas feliz, pois andar sozinha é sempre um prazer, ver os saldos de roupa a 70%, mesmo que não compre nada de especial, ver gente, turistas e respirar o ar da cidade faz bem ao astral. E não choveu, embora ameaçasse....:)



6 comentários:

  1. Fico contente por saber que já consegue dar caminhadas dessas ! É bom sinal, não é ?
    Já a sua visão optmista da baixa me é mais difícil partilhar. Vejo sobretudo lixo, bagunça, atropelos, lojas fechadas e poluição. O arranjo da Praça de Lisboa é um pavor. A Batalha é de fugir, arrumadores, pedintes e droga por toda a parte.

    Para mim só se salva a zona Leões - Carlos Alberto. Vou lá quando posso, almoço no Moínho de Vento e tomo café com éclair na Quinta do Paço. Não se está mal, a Lello logo ali e Cedofeita para compras. Ao menos é PLANA ! :)

    ResponderEliminar
  2. Oh, Mário, e é o tripeiro a falar....se fosse eu lisboeta de gema, chamavam-me racista!!

    Gosto do amalgamado da Baixa....mas concordo que está bastante degradada e os prédios todos a precisar de obras.....
    O meu ex- tb adorava essa zona e íamos muitas vezes ao Lumiére ver as lojas de antiquários, livrarias e cinema. A Leitaria da Quinta do Paço é para mim a melhor confeitaria do Porto, agora tb no Bom Sucesso. Dantes ia muito a José Falcão por causa da Livraria Britânica de saudosa memória, passava lá horas.
    Não estou a andar melhor....hoje arrastei-me quase para apanhar o 200 na D. João I. E tive de me sentar no bar da Fnac para não estar de pé tanto tempo. Mas sim, isto vai ao sítio, tenho avião para Londres no dia 16 de Março....:)
    Bom fim de semana!

    ResponderEliminar
  3. Eu gosto da cidade do Porto, mas acho que está totalmente degradada e desvirtuada. Há dias vi umas fotos da cidade do Porto, que pouco conheço porque limito-me e pouco à Baixa, que são um autêntico horror de miséria e destruição. Como é possível ter alguma dignidade de vida em zonas como essas?!! E, em relação a teatros e cinemas, não existe nada. Está tudo nos Centros Comerciais para os pipoqueiros e bebedores de Coca Cola. Mas acho que a cidade tem potencialidades. Está é maltratada!

    Um beijo.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Nem tanto aomar, Graciete....não se pode manter as coisas como eram no sec XVIII, tem de se evoluir, m princípio para melhor. O metro foi uma iniciativa fantastica e permite irmos a lugares mais remotos, como a Maia, a Póvoa, etc. Limitados à Baixa ficaríamos muito pobres. Tb,Graciete com rendas de 20 euros, como é que os senhorios fazem obras nos predios da Baixa. O meu ex- tem casas que vieram da Avó e que estão areendadas há mais de 70 anos com rendas irrisórias, uma casa em Santa Catarina, outra em Faria Guimarães, etc. Não rendem nada e ele paga impostos por elas todas. É a habitação social à custa dos senhorios :)
      Boa semana!

      Eliminar
  4. Concordo com o que a sua sogra dizia! Gosto de cidades aconchegadas e que não se tenha de andar muito de um lado para outra para fazer compras. A minha dimensão de espaço continua a ser de ilha! Precisamente por isso, a cidade de Braga, quando a visitei pela primeira vez encantou-me! Além de ser muito viva, principalmente no Verão. O Porto é preciso saber ver e conhecer, não é logo à primeira vista. De facto, Lisboa é muito bonita, mas continuo a achar desconfortável. Olhe não sei...Este ano comecei a ver Alfama com olhos de ver, lugar da capital que me fazia impressão. E não é que agora gosto!...
    Aqui para os meus lados temos um passeio para correr ou fazer caminhadas à beira-rio. Gente de todas as idades usa auriculares para ouvir música ou outro som nesses exercícios.
    Há uns anos, descobri que me acalmava ouvindo músicas do meu gosto na mp3, quando viajo de avião. Para mim são sempre aborrecidas. Não é bem aborrecidas...tenho medo!... (risos)

    ResponderEliminar
  5. Gosto das cidades um pouco sujas....detesto as cidades alemãs com a mania da limpeza. Fui muitas vezes a Munique e fazia-me impressão não ver um papel no chão. E todos andam em cima de todos a ver quando é que alguém se descuida :)))
    Londres, por exemplo, atrai-me muito mais, no seu caos habitual....
    Lisboa era linda quando eu lá vivia, mas só no centro e avenidas novas. O meu autocarro - 12 passava por sítios horríveis como Alcântara, Rua Maria Pia, etc. E as zonas da Buraca , Massamá e mesmo Benfica eram feissimas...
    Acho que no geral o Porto é mais bonito e sobretudo tem um rio e um mar que deixam Lisboa à distância....

    ResponderEliminar