quarta-feira, 8 de janeiro de 2014

Tempo cinza

Continua o tempo tristonho....

E a minha árvore de Natal continuará a aquecer-me o canto da sala e as noites sem sono....enquanto não vier o sol.

É tradicional desmanchar tudo depois dos Reis, mas a convenção nunca me disse nada, gosto de ouvir a Oratória de Natal fora da época, gostava que as lojas se enchessem de gente para os saldos de inverno, como em Inglaterra, animo-me com a perspectiva de tirar fotos aos ramos esguios em contraluz, no Botânico e em Serralves.

O inverno não me assusta quando tenho saúde - que não é o caso. Continuo com uma tosse cavernosa e dores no peito e o joelho não dá tréguas , nem parece querer arribar. Também tenho saído pouco e amochada no sofá com o laptop no colo... não faço exercício que chegue.

Tinha pensado ir para a piscina agora em Janeiro, mas os dias vão passando - já estamos a 8 e cada vez me apetece menos sair de casa, apanhar o autocarro, molhar o cabelo, ter de o secar lá e depois voltar e apanhar frio. Se a piscina fosse aqui em baixo, onde fica a fisioterapia, era limpinho....

Sinto-me envelhecer, a acizentar, a perder o brilho. Quase nem tenho visto os meus netos tal é a vida deles super-ocupada e a minha cheia de trabalhos estúpidos para a editora.

Isto tem de mudar....

Encontro em Pessoa o retrato do meu estado de espírito por estes dias. Nada me satisfaz....tudo me inquieta.

Pergunto-me, às vezes, o que nos leva a escolher uma vida morna; ou melhor não me pergunto, contesto. A resposta eu sei de cór, está estampada na distância e frieza dos sorrisos, na frouxidão dos abraços, na indiferença dos "Bom dia", quase que sussurrados. Sobra covardia e falta coragem até pra ser feliz. A paixão queima, o amor enlouquece, o desejo trai. Talvez esses fossem bons motivos para decidir entre a alegria e a dor, sentir o nada, mas não são. Se a virtude estivesse mesmo no meio termo, o mar não teria ondas, os dias seriam nublados e o arco-íris em tons de cinza. O nada não ilumina, não inspira, não aflige nem acalma, apenas amplia o vazio que cada um traz dentro de si.

Fernando Pessoa

4 comentários:

  1. Olá Virgínia
    Quem escreve "post" tão lindos, trabalha tanto, participa tanto, tem uma tão grande cultura, pode estar cansada e com alguns problemas de saúde, mas continua a ter enorme juventude dentro de si. O tempo influencia o nosso estado de espírito, mas a Primavera vem aí e quem sabe se independentemente das estações do ano.
    Um beijo grande.

    ResponderEliminar
  2. Parece que adivinhava, graciete, hoje está sol e animei-me logo quando o vi entrar a jorros pela janela da cozinha....
    Continuo com uma tosse terrível e de noite acordo várias vezes com falta de ar. Mas hoje os meus meninos vêm cá depois da escola e espero estar capaz de lhes dar alguns miminhos e receber deles também aquela alegria que as crianças sempre têm.
    Um beijinho muito grato

    ResponderEliminar
  3. Encantada com as suas descrições e fotos. De repente o seu desalento me fez parar para comentar.O seu problema no joelho demora tempo a curar. Tem de ter paciência! Claro que não é fácil suportar quando se tem dores.
    Sabe o que me ensinaram o outro dia contra a tosse? Aquela planta que dão pelo nome de aloé vera ou babosa, cortada aos pedaços e juntando açúcar mascavado cria um sumo terapêutico para o efeito. Não sei se funciona, nem quero com isto dizer para experimentar, mas achei curioso! A tosse é super incomodativa , cansativa para quem a tem. principalmente, e para quem está próximo..
    Votos de rápidas melhoras! Beijinhos

    ResponderEliminar
  4. Obrigada, Madalena. Já sentia a sua flata, mas com a vida airada que leva (?), não tem tempo para comentários em blogues.
    Bom fim de semana!

    ResponderEliminar