quarta-feira, 19 de março de 2014

Do museu ao... musical jazzistico

Foi um dia cultural. Maravilhoso.

Há já uns anos que não ia ao Museu municipal - aliás galeria de arte - que fica aqui a dois minutos do hotel. É um museu pequeno, muito acolhedor com algumas obras de pintores ingleses francamente bons e esculturas de Henry Moore, que me deixam sempre boquiaberta, tal é a força das figuras femininas, planturosas, cheias de vida. Não há dietas que as tornem mais magras....e para isso basta o Giacometti!! Há muito que sou fã incondicional de Moore e visito tudo o que é possível só para ver a obra dele. O YSP em Wakefield, a 5 kms daqui também é um local fantástico sobretudo na Primavera, um parque enorme cheio de esculturas magníficas.

Depois da ida ao museu apanhámos um taxi para o Hyde Park Corner aqui de Leeds, um local quase místico onde a Luisa e eu  vamos sempre. Almoçámos lá num restaurante que serve comida do norte de África, umas almôndegas com couscous, delícia das delícias. Depois percorremos o parque todo a pé, mas infelizmente a minha máquina perdeu o pio ( a bateria) de modo que só tirei umas três fotos. O parque tb faz parte do imaginário da minha filha, tem recordações boas e más, mas vou lá sempre para espantar o mau olhado...

 Vim depois para o hotel de autocarro onde me deitei um pouco até ela voltar a pé. Saímos depois e passámos mais duma hora na Waterstones a livraria de que vos falei , onde me enamorei dum livro sobre o amor de Van Gogh pelas ávores. É pequeno, mas sedutor...já li uma parte...e identifico-me em pleno com esta paixão dele...

Entretanto soube que o meu neto tinha feito uma prova de violino muito boa em Lisboa, onde foi para a 2ª etapa do Jugend Musiziert, o tal concurso de que já falei aqui. Ainda não sabe os resultados, mas temos estado em contacto permanente, pois me pareceu que ele se sentia um pouco sozinho na casa dum colega do colégio alemão de Lisboa. Hoje estava feliz... ainda tinha um concerto, hoje e amanhã uma festa de máscaras, em que irá de Mozart, enfim, uma semana de cultura e brincadeira.

À noite fomos ver o Musical 42nd Street, que é banal, mas nos deixou bem dispostas para a despedida. Gosto sempre de me despedir em beleza e a música é do tipo All That Jazz, muito barulhenta, cheia de tap dance e diálogos pandegos, mas sem a chama doutros musicais, que já vi.

Amanhã voltamos para o Porto. Mais optimistas, mais felizes, certamente mais cultas.....e se é possível ainda mais amigas.









2 comentários:

  1. Esta última e linda fofografia mostra bem que mais amigas não podem voltar. Com mais ânimo, melhor disposição e mais alegres, isso acredito, pela vossa maravilhosa estadia em Leeds.
    Mas a amizade estampada nos vossos rostos não pode aumentar.

    Um beijo para as duas.

    ResponderEliminar
  2. Obrigada. escrevo do comboio!!! Bjinhos

    ResponderEliminar