terça-feira, 15 de abril de 2014

Crianças no parque romântico

É impressionante a energia das crianças.

Quase que dói quando nos sentimos alquebrados, tolhidos, incapazes de dar passos livremente sem medo de tropeçar.Canso-me facilmente, fico ansiosa e com saudades da minha juventude.

Hoje senti isso no passeio que dei pelo Palácio de Cristal na companhia dos meus netos. Eles correm, eles trepam, jogam à bola, escondem-se, saltam muros, tudo numa alegria contagiante que se apodera de nós. Por isso é bom estar com eles, embora nos sintamos cada vez mais velhos.


O Palácio é dos jardins mais belos que conheço. Tem árvores magníficas, antigas, áleas muito bem desenhadas, espaços luminosos, vista maravilhosa sobre o rio Douro.
É um local privilegiado, com pouca gente, romântico, um paraíso no centro desta cidade.



Está muito bem tratado e limpíssimo, apesar das gaivotas que competem com os pombos na procura das migalhas de pão que os visitantes deixam cair. Dantes levava sempre pão quando lá ia , desta feita nada levei.
Mas recebi um prémio, que até hoje em 30 anos nunca tinha visto. Um pavão abriu a cauda e posou para a fotografia. Por detrás e pela frente, autêntico modelo na passerelle. Os meus netos não queriam que eu me aproximasse, mas não resisti e consegui a foto da minha vida.

A vista do rio prateado por entre as árvores em contra-luz é um petisco para qualquer fotógrafo. Aqui estão as que tirei hoje.

6 comentários:

  1. Mais uma vez fiquei de alma cheia por tudo aquilo que escreveu, que bom haver esses jardins tão bonitos e ter netos maravilhosos que andam a correr pelo jardim para aproveitar esta tarde primaveril, para mais tarde recordar com alegria! mais um passeio com a avó!
    Um beijo.

    ResponderEliminar
  2. Muito obrigada, Lourdes. Foi realmente uma tarde linda e o sítio é idílico para mim que sou apaixonada por jardins, sobetudo na Primavera....desejo-lhe uma Páscoa muito feliz! Bjinho.

    ResponderEliminar
  3. O Palácio de Cristal é um dos belos espaços da nossa cidade. Eu ia muito para lá com os meus filhos quando eram pequenos e levava também o meu irmão Mário(só 2 anos mais velho que a minha filha mais velha) que insistia em que lhe chamassem tio. Tenho algumas recordações boas do "Palácio".

    Um beijo.

    ResponderEliminar
  4. Fui lá pela primeira vez com o meu futuro marido quando vim ao Porto em 1968 e fiquei três dias. não gostei muito do Porto naquela altura - estava habituada aos espaços grandes de Lisboa e achei-a muito escura e suja. Fomos passear para o Palácio e estivémos a namorar por ali....foi a parte que mais gostei!!!
    Também levei o Daniel muitas vezes a passear por lá e dar pão aos pombos, ele delirava com isso. O parque infantil tb está muito bem feito e os miudos desenvolvem capacidades físicas espantosas ao tentarem aquele desafio.
    Desejo-lhe uma Páscoa feliz...a minha infelizmente vai ser longe dos meus meninos quase todos, só fico cá com o meu Zé.
    Bjinhos

    ResponderEliminar
  5. Quando visito o seu blogue, para alem dos textos bem feitos, fico sempre na espectativa de apreciar as suas belas fotografias. A do pavão está demais, de tal modo que a transferi para a minha tela, como fundo.
    Os meus cumprimentos.

    ResponderEliminar
  6. Halp yourself.....como se diz em inglês. Este pavão não vai voltar a fazer este brilharete para mim nos tempos mais próximos!! Por acaso também sou capaz de o pôr aqui em cima. Obrigada por cá vir e venha sempre!!
    Boa Páscoa!

    ResponderEliminar