quinta-feira, 10 de abril de 2014

O último

Hoje tenho a sensação de que fui a um velório.

Foi a despedida dos meus co-projectos editoriais.
O nosso projecto para o 11º ano Start-Up 11  foi apresentado com pompa e circunstância no Hotel Porto Palácio a uma centena de professores. Já tinha sido apresentado em Braga e na Póvoa. Amanhã segue-se Lisboa...e resto do país. Só irei a este, dado que não me sinto em forma para apresentar nada!

A minha colega Vanessa é que fez a festa com os vários elementos do projecto usando  Powerpoint e ligações tecnológicas adequadas dum forma brilhante, como é habitual nela, mas eu fiquei com uma sensação esquisita, a de que estava num "caixão" ao lado, a ouvir alguém a falar por mim pela última vez. :)


Estou a dramatizar, é claro, a minha filha gostou da sessão e não ficou nada com esta ideia.

Vim para casa triste, depois de ter falado com a gerente-mor da PE ( senhora já com 80 e tal anos) durante alguns minutos.
Não espero grandes resultados nas adopções, o marketing destes materiais é demasiado agressivo e manipulador  e muito pouco esclarecedor. Os professores são uma classe desconfiada e que não se deixa manipular facilmente, graças a Deus. Há pelo menos dez projectos de outras editoras para o mesmo ano, eles escolherão o melhor.

Sinto-me feliz por ainda ser do tempo em que os manuais não traziam as soluções ao lado, deixavam o professor usar toda a sua criatividade, não impunham os materiais audiovisuais a não ser que o próprio professor os quisesse usar, eram simples ferramentas, não uma panóplia de livros e CDs com oferta de fichas, testes, planos, etc.
Ainda bem que sou do tempo em que não havia Livro do Professor, explicando tintinportintin como se deve dar a aula e quais os objectivos da mesma. Tudo estava implícito e nós, professores e autores, éramos senhores do nosso tempo lectivo.

Sinto-me feliz, por, ao fim de 30 anos ( faz agora em Junho que saiu o meu primeiro manual), poder dizer que trabalhei muito e sempre dei o melhor que podia para que os professores tivessem ao seu dispôr os melhores ingredientes para as suas aulas. Houve alturas em que adorei o que fazia, outras em que foi um sacrifício colossal.

Mas agora basta, é tempo de me retirar.

Felizmente há memórias que ficam connosco e que nos recompensam de tudo o mais.
Talvez venha um dia a escrever um livro com recordações da sala de aula e do trabalho editorial....tenho tantas por onde escolher...

Hoje uma colega veio ter comigo e disse-me : o meu filho foi seu aluno no 12º ano. Chama-se Manuel Melo. ( Recordo-me bem dele, baixinho e muito esperto). Sabe que ele ainda hoje fala de si. Disse-me  que foi a melhor professora que teve na vida! (sic)

Será que valeu a pena, apesar de tudo? I wonder.....

4 comentários:

  1. Olá Virgínia
    Não tenho escrito porque tenho andado adoentada. Além da constipação comecei a ter dificuldades de visão. Mas fiz um tratamento com raios laser e já estou muito melhor, mas não posso abusar.
    Não fique triste por encerrar esta fase do seu trabalho porque o que já fez compensa bem este descanso que também é necessário.
    Um beijo.

    ResponderEliminar
  2. Ainda bem que melhorou. A vista é um bem precioso e nunca se deve descurar. Também tenho de ir ao oftalmologista pois ultimamente tenho piorado da miopia e custa-me a ler as legendas na TV, que é grande. Pelo contrário, cada vez vejo melhor ao pé, leio sem óculos, faço crochet sem problemas. É estranho!!
    Não estou arrependida de ter posto fim à minha colaboração com a PE, não gosto dos métodos deles e já andava morta por desligar. Vou aproveitar este ano para rever a minha Vida e estar mais livre. Vai-me custar pois estava habituada a ter de trabalhar sempre.
    Bom fim de semana e as melhoras, Graciete, do fundo do coração!

    ResponderEliminar
  3. Até me assustei quando comecei a ler, mas depois alegrou-me ! Sabe, a vida é feita de ciclos, uns fecham e outros abrem. Então mãos- à -obra para o livro de memórias!
    Vou continuar os outros posts...

    ResponderEliminar
  4. É verdade, este ciclo já deveria ter terminado há seis anos quando publiquei o projecto anterior, mas a insistência da editora foi grande e a minha filha também precisava de trabalhar, de modo que resolvi levar a cabo mais este. Mas custou muito!! Agora que já está feito fico feliz de ver os diversos elementos por aqui espalhados....e este cheiro dos livros acabados de sair é inebriante!!
    Bjinho

    ResponderEliminar