sábado, 9 de abril de 2016

Morte aos blogues e viva o FB


Cada vez tenho menos leitores - ou melhor, comentadores - neste espaço.

Reli várias entradas de há dois, três anos e em nada as actuais são inferiores ou menos interessantes, na minha modesta opinião. Pelo contrário, as fotografias são hoje bem melhores, as referências culturais idênticas, as críticas a filmes equiparam-se.

Não compreendo bem porque se dá este fenómeno.
Verifico também que, nos blogues que aqui aconselho, as entradas são cada vez mais esparsas, dá impressão de que os bloguistas estão cansados ou atarefados com outros afazeres.

Todos os dias há umas 100 pessoas que lêem o que escrevo, mas muito poucas a comentar. Atribuo este facto ao Facebook, que hoje em dia, desgasta a mente dos cibernautas e os faz perder muito do seu tempo.

Pessoalmente gosto mais de comentar nos blogues do que no FB, embora me dedique à fotografia dum modo especial e adore os sites do FB sobre a mesma.

Contribuo com fotos minhas todos os dias, por vezes sou recompensada com menção. As colagens das melhores são sempre bonitas como estas que aqui podem ver.



9 comentários:

  1. Virgínia, detesto o Facebook isto por vários motivos, um deles porque é uma feira de vaidades, outras vezes um destilar de ódios e recalcamentos ou apenas para dizer banalidades e muitas vezes em mau português. Depois não há privacidade pois tudo o que se escreve salta para o espaço virtual e é visto por toda a gente que está nos contactos adicionados ou não!
    Com os blogs é diferente, criam-se "amizades" mesmo que virtuais, interessamo-nos por quem escreve, sentimos a falta quando estão algum tempo sem aparecer...Concordando ou discordando gostamos de nos ler. No Fb não há estes sentimentos!
    Portanto Virgínia, espero que continue a escrever aqui nas " Cores em movimento"

    ResponderEliminar
  2. Sim, Dalma, continuo, mas mais por mim do que por vontade de ser lida. No FB tenho muitos "amigos" que vieram do Woophy Club de todas as partes do mundo, outros que estão longe, mas que foram meus amigos, é um mundo muito mais amplo e diferente. Tb há o prazer de ler sobre os meus filhos, saber o que se passa com eles lá longe, etc.
    Quanto aos blogues, concordo que os comentários são muito mais interessantes e cria-se uma amizade diferente. Felizmente nunca tive que moderar nada, mas sei de pessoas que recebem insultos e alarvidades nos seus blogues, a ponto de desistirem deles.
    Tb gosto de ler No Areeiro, é muito simples e sem rodeios....
    Bom Domingo!

    ResponderEliminar
  3. Querida Mana
    Permita-me discordar. Talvez esteja enviesado, pelo facto de ter sido um dos primeiros bloggers no país (iniciei o meu primeiro blogue em 2001, logo a segui à criação do Abrupto) e sou pouco dado a facebook. Passo a explicar a minha preferência, que nada tem de nostalgia ou teimosia. Independentemente do que se escreve/comenta, há leitores que gostam de vir aqui (ou a outros blogues) pelo prazer de ler, ver, sentir as palavras/imagens. Mais: o que se escreve num blogue ocupa o ecrã inteiro, dá para desenvolver ideias, permite várias imagens. No facebook, o que ainda agora era deixou de ser, os comentários ultrapassam em extensão o texto, as coisas desaparecem, poucos lerão o que ontem (ontem? se calhar há dez minutos...) foi escrito e ninguém vai rever o que se escreveu há meses, a não ser o próprio. No blogue viaja-se, navega-se, investiga-se, relê-se, recupera-se.
    Acho o facebook, e ainda pior os twitter e outras coisas assim, exercícios de "soltar fantasmas, baboseiras e, de vez em quando, uma ideia gira mas de cada vez menos pessoas e sempre muito constrangidas pelo espaço e pelo carácter efémero de tudo o que se escreve, além de ser um espaço de "defecação" social, em que o pugilato e a ofensa aparecem desabrida e impensadamente.
    Dito isto, inverto o seu título, ou pelo menos modifico-o: Vivam os Blogues, e o facebook que continue a servir para o que serve... rede social, que se "incendeia" por tudo e por nada mas que, claro, e para não parecer velho do Restelo, dá notícias interessantes e até pensamentos, avisa dos dias de anos e de eventos... mas para isso prefiro recordar-me (ou não) dos dias de aniversário e pesquisar de outras formas o que por aí vai acontecendo...
    PS: já percebeste que o intuito deste palavreado todo é: "não acabes com este Blogue!!!".

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Perante este tratado ( hoje é dia dos Irmãos, sabias?) tão douto sobre os blogues e o FB, não ouso contrariar as tuas objecções, que aliás considero muito válidas. É verdade que os blogues são diários que ficam conservados aqui para sempre. De vez em quando vou ao Espaço Azul matar saudades. Tenho imensa pena que tenhas deixado, pois a interactividade e discussão de certos temas era aliciante. É verdade que me matéria de qualidade, as fotografias e os textos ultrapassam em tudo o FB, lá é apenas uma amostra pálida daquilo que podemos criar em matéria de expressão visual e mental. Gosto muito de escrever e nunca me atreveria a escrever um texto deste tamanho no FB. Lá limito-me a contactar com as pessoas e a saber que estão vivas. Muitos dos leitores deste blogue nem sequer são minhas amigas no FB e por isso se tornam mais importantes. Hoje havia um almoço de bloggers aqui no Porto, mas não tive coragem de ir, não conhecia ninguém a não ser os nicks!!
      Ainda bem que vieste aqui....beijinhos aos meninos e Kat.

      Eliminar
  4. Viva os blogues! (sou muito pouca do FB) e estive num almoço/encontro de blogger aqui no Porto, e foi o máximo, muitos não conhecia em pessoa, fiquei a conhecer e excederam o que imaginava - por isso para o próximo, vou me lembrar de passar por aqui para a convencer a vir também, e até nos podemos conhecer primeiro em pessoa, assim já terá alguém conhecido sem ser pelo nick
    um beijinho
    Gábi

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. GÁBI,

      Se não tivesse o meu filho e neto cá para passarem a tarde teria ido ao almoço com curiosidade, pois é sempre engraçado conhecer pessoas novas. Lembro-me que nos Woophy meetings nos apresentávamos uns aos outros e era excitante ver a realidade. Eles continuam a fazer metings - na semana passada foi em Oviedo - só que eu deixei de ir por causa do meu joelho. Andar a pé custa-me muito e esses passeios fotográficos são sempre muito cansativos.
      Mas gostava de a conhecer, Gábi. Quando mais não seja in memoriam da Dona Redonda, que fez as minhas delícias aos sete anos!
      Bjinho

      Eliminar
    2. Também adorei a Dona Redonda, mas acho que só li os livros pelos 12 anos :)
      Um destes dias temos de combinar um café ou um lanche
      um beijinho
      Gábi

      Eliminar
  5. Virgínia, como eu concordo com o seu irmão!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pois ele tinha dois blogues e desistiu deles há uns 4 anos...foi uma pena.

      Eliminar