sábado, 16 de julho de 2016

A fugir da canícula

Confesso que detesto calor assim, abrasador, vêm-me logo à mente as imagens dos fogos e florestas a arder e não as delícias das praias a abarrotar de gente.
Nunca vou à praia quando está este calor, acho que dava dois passos e caía para o lado.




Felizmente posso gozar da praia sem esses problemas na Luz para onde irei brevemente. Lá é só descer uns degraus e estou numa prainha, quase privada. A água é transparente, não há muitas pessoas e as rochas fazem uma alcofa que nos embala.

Aqui prefiro os jardins, o meu em especial, que hoje estava desértico. As flores, porém continuavam viçosas e as árvores davam uma sombra tão verdejante e fresca que era como se estivéssemos numa fonte com água a gorgolejar. Só o jacarandá já estava verde, sem flores, quase.

Sentia-me ali tão bem que me admirei como é que há tão pouca gente que queira passear por aquelas áleas abertas ao público, onde os pássaros cantam e não se ouve gente a falar...


É um oásis no meio da cidade...mas as pessoas preferem os "neon lights" como diz a canção dos Simon and Garfunkel, que vos deixo aqui. The Sound of Silence.


A ideia duma tarde passada no areal cheio de gente suada e transpirada não é certamente o meu ideal. Mesmo que não fosse para a praia da Luz, nunca iria para estas praias junto às cidades. Ofir é um paraíso comparado com Carcavelos, Estoril, Cascais , Matosinhos, Foz, etc.

Mas nem todos podem aceder a ir mais longe, compreendo.

As crianças adoram a praia e estão sempre felizes na água, mesmo quando ela está fria.
Mas não apreciariam elas os verdes dos jardins, se fossem habituadas desde pequeninas a apreciar o Belo?


10 comentários:

  1. Virgininhamiga

    Poizé, acho que tens razão; por isso eu prefiro estar Benaulim, com a água do Índico a 28/29º e um sol permanente a dar cabo das minhas péis, ainda que untadíssimas a 70%. E com a tua prima Raquel ao lado a chagar-me a vida... Poça já são 53 anos de martírio...

    Felizmente que há o parasseiling... :-)))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))

    Bjs da prima e qjs do primo Leãozão

    ResponderEliminar
  2. A tua mulher é que devia escrever isto. Aturar-te 53 anos - minha nossa!! - deve ser de morrer. Mas a minha querida Prima é um anjo, sempre foi. Mal empregada! :))))

    Bjinhos do Porto fresquinho....na Foz estava-se às mil maravilhas, uma brisa marítima maravilhosa.

    ResponderEliminar
  3. Virgínia, concordo ! Com calor excessivo fico em casa que é onde estou bem...Também nessas alturas é bom ir aos centros comerciais que estão desertos. Ontem fiz umas belas compras em saldos, numa loja que, normalmente, é só para eu olhar. Numa outra loja similar à que entrei, até tinha um jovem a tocar piano, no meio daquele luxuoso espaço ...Um bocado atrapalhado, mas pronto...É o luxo.
    Não dê muitas ideias desse lugares frescos que é para não serem inundados de people (risos )
    Boas férias e boas viagens! Beijinhos.

    ResponderEliminar
  4. O que vale é que a Madalena em geral é como eu!!! Sinto que tenho uma alma gémea algures pelo sul, deve ter lá ficado quando me vim embora.... :)
    Um dia ainda havemos de nos encontrar num destes locais sagrados para fazermos a nossa "oração" conjunta e beber uns copos!! Há duas ou três pessoas que adoraria encontrar um dia....
    Goze bem da sua netinha ( ou netinho, oooopssss!) , pois eles crescem num instante. Os meus dizem que têm saudades minhas, mas a passear por NY, NY nem devem pensar na Vóvó!!!

    Bjinho

    ResponderEliminar
  5. Se até aqui, no Oeste, se bateram recordes de décadas - 34ºC! Passamos as férias a bramir contra o nevoeiro e a nortada, mas teria dado jeito.
    Felizmente a água da piscina estava morna mas refrescante, e os passeios pelos trilhos jurássicos, ao fim da tarde, inesquecíveis.
    Quanto a "canícula", apenas a Tenrinha, que já veio aqui bater-me com a pata na perna, como quem diz: "Dono: são horas do nosso passeio nocturno, com a respectiva conversa e troca de ideias e de ideais. "Já vou, meu cão!"... e tenho mesmo de ir, caso contrário fará a Revolução Canina, que é empurrar o prato da comida até meia cozinha, entornar a água e dilacerar o papel de cozinha onde ambos assentam... Dog power...
    Beijinhos e boas férias, esperemos (os leitores do blogue) que repletas de fotografias e... pinturas.

    ResponderEliminar
  6. Gostei desse relatório dos comportamentos caninos. Afinal não é tão "tenrinha" como parece. Tb tem as suas manias!! Nunca tive cães, nem pets, a não ser tartarugas e piriquitos, de modo que não me imagino a ter de tomar conta de um bichinho maior que 10cm. A Luisa adoraria, mas eu é que tratava dele!!! É o costume.....
    Bastam-me as gaivotas que volta e meia pousam aqui.
    Espero que tenhas conseguido acabar o teu livro no sossego das Cezaredas. Espantoso como César esteve em todo o lado. O blog Livro da Areia tem trazido reportagens dos Cotswolds e Midlands com fotos espectaculares e informação muito interessante. Dá lá um salto, já que és um fã de Oxford....
    Só vamos amanhã. O Zé fez uma luxação na perna, a correr, mas espero que já esteja bom, entretanto teve de ir a Bragança hoje. :(
    Bjinhos
    Estou a ler um bestseller muito giro:A Girl in the train, que trouxe de Leeds. Nem apetece parar de ler, hoje deitei-me às 4!!

    ResponderEliminar
  7. Eu gosto do calor, dou-me bem com ele, é a minha costela indiana :)) Mas com calor ou sem ele, não gosto é de multidões, por isso ninguém me apanha aqui nas praias da linha!
    Quanto aos cães... Bem sou altamente suspeita, não me vejo sem o meu cão (que vive com a Pi) e agora com a cadela da Maria, são uns cãopanheiros. Acho que para quem nunca teve é difícil entender os gostos pelos passeios nocturnos, as conversas, a ternura mesmo quando asneiram, a cumplicidade (não é, tio Mim?). Pode parecer estranho mas um cão faz muito mais companhia e dá mais conforto do que certos humanos! :))

    Posto isto, desejo-vos umas férias excelentes. Espero que o sueste e a aguinha quente se mantenham. :))

    Beijinho grande, madrinha!

    P.S.: Queremos reportagem fotográfica! :))

    ResponderEliminar
  8. Compreeendo o amor pelos cães e gatos, até. Traduzi uma vez um livro sobre os gatos que me fascinou. Mas te-los em apartamentos parece-me crueldade, eles precisam de espaço...talvez um dia se estiver sozinha me atreva a arranjar um, mas para já gosto da minha solidão sem animais!!!
    Só vamos hoje às 4, pois o Zé ainda há pouco estava em Bragança. É uma vida complicada...mas 15 dias na Luz são suficientes para me retemperar...

    Bom regressso e que corra tudo bem. Bjinhos, afilhadinha.

    ResponderEliminar
  9. Prefiro jardins, adoro jardins. Faz-me confusão quando as pessoas podem escolher entre ficar num a almoçar ou permanecer na cantina de sempre, na empresa de sempre... e escolhem a cantina de sempre!

    ResponderEliminar
  10. Só hoje vi este seu comentário. Se se pudesse comer sempre num local verde e bonito, os dias eram muito mais saudáveis....infelizmente, a maioria das pessoas vai para cafés fechados ou come nos escritórios com ar condicionado!

    ResponderEliminar