quinta-feira, 25 de agosto de 2016

Caminhadas


Há umas semanas descobri a caminhada e ando mais entusiasmada que nunca neste desígnio de melhorar a minha performance física e perder peso.

Desde o princípio de Julho já perdi quase 6 kgs e , embora não se note tanto quanto isso, pois o peso distribui-se pelo corpo todo, a facilidade com que me movo é bastante mais notória.

O meu filho aplicou software no meu i'Phone, de modo que posso medir os passos que dou, saber as calorias perdidas, kms percorridos, etc. Um gráfico dá-me a noção do progresso conseguido. É espectacular.



 O local onde mais gosto de caminhar é a marginal da Foz, na parte de baixo onde não se vêem carros e só há mar e esplanadas. O cheiro da maresia inebria. Não oiço música, limito-me a andar e a olhar para o mar, parando de vez em quando para descansar.

Foi assim que fiz no sábado passado e na 3ª feira, num dia do Castelo do Queijo - Matosinhos até à Rua do Farol e da outra ao contrário da praça do Império até à Rua do Molhe, onde apanhei o autocarro para casa. São cerca de 2km, 5. E 4500 passos...

Em locais lindos como a Foz, andar é um prazer, sobretudo quando não está muito calor, como hoje. Há uma neblina ligeira que empresta à paisagem um certo mistério e nostalgia.

Ontem fui a um restaurante que fica a uns 800m daqui e andei muito bem. Também comi muito bem, em quantidade pequena. O Madureira's é o antigo Shakesbeer, que fechou há uns anos. Este abriu há pouco e parece-me promissor, pois a localização é boa, junto às Faculdades de Letras, Ciências e Arquitectura no Campo Alegre onde há várias residências de estudantes. Encheu-se enquanto comíamos, pois fomos cedo. Só tem um defeito. Há demasiados plasmas a dar futebol, o que dispersa a atenção e cria desconforto quando se conversa.

Os lombinhos de vitela estavam divinais, grelhados com um molho tipo café, acompanhados de couves cozidas e batatas fritas às rodelas. A carne parecia manteiga, já há muito que não comia carne tão saborosa e tenra.  1/2 dose deu para as duas e ficou em 9 €. A minha filha ainda pediu um pudim, mas eu já nem consegui comer mais nada. Foi um jantar divinal com a vantagem de nos fazer andar antes e depois da refeição.

Gosto do verão por poder andar na rua, sair de casa já ao crepúsculo, ver pessoas e luzes.
Tudo isto faz bem à alma e ajuda a adquirir a forma. Todos os anos descubro novas formas de emagrecer, nem sempre consigo manter, mas enquanto me esforço, sinto que vale a pena...


15 comentários:

  1. Yup ! Muito bem, Virgínia ! A operação resultou.

    Eu, caminhadas e bicicladas - já consigo 3km até à Afurada !
    Perdi 10kg -mas foi com a operação ! - que não queria recuperar.

    Temos sorte com os longos percursos planos à beira mar. Bom proveito !

    (conhece o Tentações no Prato ? gosto muito da comida lá, ambiente caseiro e aconchegado).

    ResponderEliminar
  2. Bicileta é coisa que não consigo, doi-me sempre o joelho. Também só poderia ser bicileta estática, pois nunca andei de bicicleta na vida, não me pergunte porque é que os meus pais nunca nos compraram nenhuma....éramos seis raparigas e só havi uma para o rapaz que era o dobro do nosso tamanho! Não não conheço o Tentações, mas pode ter a certeza de que vou experimentar. Com esse nome, não resisto!!
    Folgo em saber que já está melhor depois da operação difícil. Sim...o mar é um antídoto para o envelhecimento... :)
    Abraço

    ResponderEliminar
  3. Quem quiser saborear boa comida,porção suficiente, e preço justo, vá ao Porto e seus arredores.
    Ah, e também atenção e simpatia.
    Abraço.
    Dilita

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sem dúvida que se come muito bem aqui no Porto. Peço sempre meia dose para duas pois chega e sobra. Muitas vezes trago restos para casa. Obrigada, Dilita!

      Eliminar
  4. Conheço bem esse percurso. Faz-me recordar a minha infância e é sem dúvida um excelente passeio. De vez em quando também o faço. Beijinhos e um excelente fim de semana.

    ResponderEliminar
  5. As nossas infancias ficam em nós ara toda a vida. O mar tb faz parte da minha....
    Bjinhos

    ResponderEliminar
  6. Ora que bela decisão.
    Eu tenho ua Tenrinha (cadela) que felizmente nos "obriga" a quatro saídas por dia e a um total de perto de quatro km. Ainda por cima ao ritmo "humano" dela, sem pressas ou stresses.
    Felizmente vivemos numa zona cheia de jardins e parques.
    Nada melhor para o físico e para a psique do que passear, de vez em quando com paragem na Livraria Barata que é uma dog friendly bookshop...

    ResponderEliminar
  7. Dessas caminhadas já surgiu um belo livro de poemas que tenho aqui na minha estante...
    Das minhas só saem ideias e bem estar. Não sou tão creativa. Mas ontem fiz um quadrinho de que me orgulho. Acho que está mesmo bonito. Logo já o ponho aqui.
    Parabéns pela filha que faz hoje anos....
    A Alameda bem que precisava de melhor tratamento. Vejo fotos as vezes e parece-me muito descurada....
    Bjos.

    ResponderEliminar
  8. Obrigado! Nós não passeamos pela Alameda, mas mais pelas Praças de Londres, Pasteur, Afrânio Peixoto, e pelo Jardim Fernando Pessa, que fica atrás da Assembleia Municipal, e que é um jardim lindo, cheio de árvores, com muitas pessoas, meninos e cães, equipamentos desportivos e muito verde, sem barulho de carros. Excelente e uma boa homenagem ao Pessa, que morava ali mesmo.
    Quando fomos ao Porto, no início do mês, fartámo-nos de caminhar e vimos coisas lindas. É uma cidade muito bonita...

    ResponderEliminar
  9. Essa zona é muito gira e uma das mais harmoniosas de Lisboa. Se morasse lá tb gostaria de ir para aí, mas as rendas são proibitivas....só ganhando uma pipa de massa!! Esta minha zona é excelente para andar a pé, hoje andei 1km para ir buscar almoço para o Manel, que continua mal. Estive lá uma hora e meia, mas fiquei um pouco desanimada. Agora já estou em casa. Envelhecer só é triste, sobretudo quando as pessoas se recusam a ver a realidade.
    Ainda bem que gostaram do Porto. Gostava de saber onde estiveram.... bjinhos

    ResponderEliminar
  10. Que interessante este incentivo da aplicação !
    Estive a ler todos os posts atrasados um deles até me fez chorar! É o : "Quanto Menos se Espera"...Tanto que que dá para tirar do que escreveu. Realmente os jovens não sabem lidar com doenças. Ficam sem saber agir quando veem alguém doente.
    Se já a apreciava, agora muito mais ! Este referido post foi escrito no dia em que fiz 35 anos de casada... Há dez anos passeio-os em Londres .
    Beijinhos.

    ResponderEliminar
  11. Ainda hoje fui levar o almoço ao meu ex-marido ( foi ele que me pediu e fiquei muito preocupada porque ele não está nada bem e não tem ninguém que olhe por ele. Vai aos médicos , mas eles mandam-no fazer exames e mais exames, tomar medicamentos que lhe dão imensas tonturas e não dizem o que ele tem. Já emagreceu 10 kg em dois meses. Felizmente os meus filho e nora já vêm amanhã e espero que tb façam alguma coisa. Os meus netos esses são demasiado pequenos para poderem perceber. Quando fiz 25 anos de casada era para ir mais longe, mas a minha irmã foi operada e resolvi ir a Lx vê-la, daí termos ficado em Sintra uma noite. Não tínhamos férias e trabalhávamos ambos. Bjinho

    ResponderEliminar
  12. Virgininhamiga

    Eu sei como isso é. As minhas idas ao ginásio fitness Pump fazem-me muito bem. Infelizmente nos últimos tempos não tenho; mas para a semana vou recomeçar...



    Penso que já sabes a desgraça por que tenho passado neste ano bissexto de 2016. SÃO UMAS ATRÁS DAS OUTRAS! Porra! Na NOSSA TRAVESSA podes ler a maldita estória.
    Estou muito descoroçoado. Penso até pedir um empréstimo ao banco com quem trabalho para pagar as nossas viagens aos Emirados. Veremos.
    Entretanto chegaram as últimas e malfadadas notícias de lá
    Entretanto venho infelizmente, dar-te as últimas notícias do EAU

    (Agora (23:17 de 27 deste mês de Agosto chega-me a informação de que o meu irmão já está hospitalizado e já tem metástases no fígado e nos rins. Imagino-o na cama do hospital a pensar como a vida é filha da puta. Já terá dito que nunca mais nos vê, a nós e aos sobrinhos e aos sobrinhos-netos...)

    Não sei bem o que farei, mas talvez peça um empréstimo ao Banco para ir lá...

    A estória completa do que tem sido o nosso ano bissexto de 2016 está publicada na NOSSA TRAVESSA. Desculpa-me a chatice

    Bjs da Raquel e qjs do Leãozão

    ResponderEliminar
  13. Não há nada que não te aconteça, Primo.
    Desejo o melhor para ti e teu irmão. Já tinha lido o teu post. Realmente é difícil lidar com tantos problemas ao mesmo tempo.
    O meu filho João fez hoje 40 anos.Foi um dia feliz, mas mais seria se o Pai estivesse capaz de vir aqui festejar com a família.
    Um beijo grande e muita coragem!

    ResponderEliminar