sexta-feira, 28 de outubro de 2016

Adeus



João Lobo Antunes ( 1944-2016)





Não sei o que nos espera, mas sei o que me preocupa: é que a medicina, empolgada pela ciência, seduzida pela tecnologia e atordoada pela burocracia, apague a sua face humana e ignore a individualidade única de cada pessoa que sofre, pois embora se inventem cada vez mais modos de tratar, não se descobriu ainda a forma de aliviar o sofrimento sem empatia ou compaixão.”
Obra "Ouvir com outros olhos" (Gradiva) – 2015


Sinto isto na pele todos os dias.

4 comentários:

  1. Um homem extraordinário com uma equipa excepcional! Muito humano. Há cerca de ano é meio, ele e a sua equipa operaram a minha irmã a um tumor cerebral que felizmente se revelou benigno. Foram excelentes sobretudo nestas situações em que a pessoa se encontra muito fragilizada e a família sofre.
    Que descanse em paz ...

    ResponderEliminar
  2. Era uma família excepcional. Conheci-os quando tinha 16 anos e ainda fui a casa deles a uma festa de Carnaval. Eram todos bonitos e inteligentes. O Pedro, que já faleceu em 2014, era uma simpatia. O Miguel entrevistou-me uma vez para o jornal do Liceu Camões. Eu era Presidente da JECF no Mª Amália. Há tanto tempo...é triste ver partir pessoas destas quando ainda podiam fazer tanto neste mundo e neste país.

    ResponderEliminar
  3. Uma grande perda. Também lhe dediquei uma mensagem.
    Ab
    Regina

    ResponderEliminar