sexta-feira, 7 de outubro de 2016

Da Torre à aldeia de Piódão


          Há sítios neste país que parecem estar fora do mundo.

 Não fora o meu filho mais velho, que considera ser sua missão levar-me a ver o que nunca veria,  estas fotos maravilhosas ficariam por capturar.

Aproveitando o feriado e dado que os meus netos não tinham aulas nesses dias. fomos à Serra da Estrela passar uma noite na bela Pousada , antigo sanatório restaurado por Souto Moura.





        As vistas perdidas no alto da Torre deixaram-me completamente sem fala. Desde Yosemite na California que não via paisagens tão majestosas, montes a perder de vista, fragas, encostas de pedra, vales e riachos. A época não é a melhor, está tudo amarelo, mas os montes cobertos de urze e as ervas douradas encantaram-me. Parecia que estava noutro país.





    Na 4ª feira descemos 140 km diabólicos em direcção a Piodão,


uma das aldeias de xisto mais pitorescas do país. Muito conhecida pelas construções em forma de presépio, as ruas esconsas e sem asfalto, o piso ruim e difícil de calcorrear, as escadinhas a perder de vista, os alpendres cheios de videiras já rosadas, e à volta o verde maravilhoso dos pinheiros e abetos, a aldeia é um deslumbramento!


Raras vezes tenho sentido esta emoção em lugares remotos.

Se não fôssemos com os meninos, que se cansam de andar de carro, esta viagem poderia continuar dias e dias.

Adoro andar pelo país, como andámos nos anos 70, quando mudávamos de casa de 2 em 2 anos.

Fiquei fã da serra e amei a paisagem da beira alta. Já conhecia bem a beira baixa, onde vivi.

Ficam aqui algumas fotos que tirei com a minha Lumix ou com o i'Phone.

Todas elas me farão reviver esta experiência maravilhosa.


















4 comentários:

  1. Devem ter sido uns dias bem passados, sobretudo pela paisagem e ainda mais pela companhia:)
    A aldeia é lindíssima mas as suas fotos ainda a tornam mais belas! Parabéns,
    Bjs

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sem dúvida. Os meus netos estão numa idade muito gira e o meu filho tem pouco tempo para estar comigo, foi mesmo uma benesse estar com eles. Sair do Porto faz bem...
      Bom fim de semana, geninha. Beijinho.

      Eliminar
  2. Pois é Virgínia, quanto mais ando por este Pais mais me surpreendo com tanta beleza. Só fui uma vez à Serra da Estrela e não foi lá muito agradável. Foi dos lugares que menos gostei de estar. Talvez tenha criado muitas espectativas e o dia escolhido também não foi dos melhores. Realmente são lindas as fotos ! Toca aproveitar todas as oportunidades boas da vida !

    ResponderEliminar
  3. Sabe que sítios como estes não devem ser visitados em excursões ou em grupos grandes. Perdem todo o misticismo. Mesmo com crianças, já é difícil deixar-nos impregnar dos ares da serra e apreciar as vistas magníficas lá do alto. Os meus netos já estão numa idade linda e são óptima companhia, mas não me importava de estar mais horas a contemplar certos locais. As fotos são óptimas para me lembrar dos momentos sublimes que passo com a família.

    ResponderEliminar