segunda-feira, 17 de outubro de 2016

Evocando Sophia


Era uma vez um jardim onde à noite todas as plantas ganhavam vida. Os gladíolos estavam muito na moda e eram as flores mais colhidas. Certo dia, nasceu um gladíolo que ficou muito contente por saber que ia ser colhido. Mas ele ouviu a dona da casa a dizer ao jardineiro para não colher mais gladíolos porque faziam falta ao jardim.
Então, o gladíolo decidiu fazer uma festa para não ficar tão triste. Ele tinha de pedir autorização ao rapaz de bronze que era o dono do jardim durante a noite. Ele autorizou a festa e o gladíolo convidou todas as flores. Mas um ou dois dias antes da festa eles pensaram que como as pessoas punham flores nas jarras, eles tinham de pôr uma pessoa numa jarra. Então, eles decidiram que seria a Florinda, uma menina de sete anos que era filha do jardineiro.




Na noite da festa, o rapaz de bronze foi ao quarto da Florinda e perguntou-lhe se ela queria ir a uma festa. Ela ficou surpreendida por uma estátua estar a falar com ela, mas aceitou. Quando ela chegou à festa nem queria acreditar no que estava a ver mas o rapaz de bronze disse para ela se sentar na jarra e começou a contar como é que eles ganhavam vida. No dia seguinte, quando a menina foi para a escola, contou às amigas e elas não acreditaram e disseram que ela tinha sonhado. Então ela também começou a pensar que tinha sonhado.
Passaram muitos anos. Quando a Florinda tinha quinze anos, o pai dela pediu-lhe para ir levar ovos a casa da cozinheira. Já era de noite quando ela vinha para casa. O rapaz de bronze veio ter com ela e perguntou-lhe se ela se lembrava dele e se se lembrava da festa. Ela disse que sim, os dois deram as mãos e foram assim a andar pelo jardim.
O Rapaz de Bronze - conto de Sophia de Mello Breyner

4 comentários:

  1. Adoro, desde miúda, os livros do Sophia! Li-os todos e mais tarde comprei-os para os filhotes. São mágicos, transportam-nos para ambientes fantásticos e irreais...
    Frequentava a Escola Primária quando li o primeiro, oferecido pelo Pai: A menina do Mar. Daí para a frente " ganhei-lhe o gosto" e li tudo! Adoro "O rapaz de bronze" e o "Cavaleiro da Dinamarca"
    Mais tarde apaixonei-também pela sua poesia.

    ResponderEliminar
  2. Devias adorar viver onde eu moro. Tudo aqui nos lembra dela. Infelizmente tiraram o seu busto do jardim devido a vandalismos. Muitas vezes estou lá a pensar que ela deveria ser interessante e a vida naquele tempo tão diferente....
    binho

    ResponderEliminar
  3. Que fotografia linda e também adorei a história.
    Entretanto, vinha a passar aqui de corrida para lembrar que vai haver mais um almoço/encontro de bloggers, deixei os links no dona-redonda para o blogue da organizadora, e vai ser no próximo Domingo...
    um beijinho
    Gábi

    ResponderEliminar
  4. Obrigada, Gabi.

    Achava graça ir a um desses encontros, mas neste momento é impossível. Fica para mais tarde. Beijinho.

    ResponderEliminar