segunda-feira, 2 de outubro de 2017

Tons outonais

Ir ao Botânico inspira-me sempre.  Fiz estes quadros sobre o tema "Outono". Estão com reflexos por causa das molduras, mas gosto deles. São quentes como este outono.









Relembro aqui um poema que estudei numa das primeiras aulas de Teoria de Literatura, dada pelo professor Monteiro Grillo de saudosa memória.

É um poema de Paul Verlaine (1844-1896).  Na 2ª GG foram usados alguns destes versos para avisar a Resistência do ataque na Normandia pelos Aliados.

Chanson d'automne

Les sanglots longs
Des violons
De l'automne
Blessent mon coeur
D'une langueur
Monotone.

Tout suffocant
Et blême, quand
Sonne l'heure,
Je me souviens
Des jours anciens
Et je pleure

Et je m'en vais
Au vent mauvais
Qui m'emporte
Deçà, delà,
Pareil à la
Feuille morte.

6 comentários:

  1. Gostei muito dos quadros.

    um beijinho e uma boa semana

    Gábi

    ResponderEliminar
  2. Obrigada, Gabi. Uma boa semana para ti também ( com um feriado pelo meio ) :) Bjinho

    ResponderEliminar
  3. Ora viva! Não sei o que se passa com a NET, mas tenho escrito vários comentários e não seguem...
    Obrigada pelas fotos é texto. Agradeço lhe sempre, porque gosto do que publica.
    Acerca da partida da filha, sei bem o que é. Uma casa cheia em tão pouco tempo e depois muito tempo á espera doutro reencontro.
    Ainda tenho o meu filho até sábado, dividido entre mim e dois colegas do Google, que nunca vieram a Portugal. Estão neste momento no Porto, era impensável não lhes dar a conhecer.
    Pelo seu texto, vocês estão com calor e nós com muito nevoeiro e ondas boas para os surfistas. Mais uma vez, esperamos pelo Natal e passa tudo tão rápido.
    Se eles estiverem bem, nós também estamos bem.
    Beijinho

    ResponderEliminar
  4. Querida Júlia,

    Isso de escrever e não conseguir postar é que é complicado. Porque não me envia as mensagens por mail? Estou no Facebook, se quiser também. Gosto imenso das suas mensagens e bem jeito me fariam para sentir que vale a pena escrever aqui. Não sabia que o seu filho trabalhava na Google. Estive lá quando fui a Mountain View onde o meu filho viveu um ano com a família.Aqui também esteve um dia de nevoeiro e agora até chuvisca muito tenuamente. Hoje estive junto ao mar durante duas horas e parecia-me estar dentro dele. Felicidades para os seus filhos. Bjinho grande.

    ResponderEliminar
  5. Bom dia de sol! Ainda bem que postou um excerto da música de Benjamin Clementine. Comecei a ouvi lo no you tube, depois de ler o grande artigo que o Expresso de sábado lhe dedicou - ver o belo no feio-, pelo lançamento de novo CD - I tell a fly. Coincidências!
    O da hoje em Peniche, ilumina os mais sombrios, mesmo que teimem em sê lo.
    Se calhar veio um pouco de sol daí é de Bragança, porque eu ontem pedi á minha sogra para me enviar uma caixinha dele.
    Ela riu se é agradeceu me a encomenda que lhe estava a mandar - boa disposição e pirosices.
    Agradece me sempre o que se tiver quando falamos, eu até lhe digo que não publicite muito, senão aumentam me os impostos.
    Acerca da minha NET, já sei o que tem acontecido. Normalmente envio os posts através do tablet e nem sempre estou em locais onde me possa ligar. O smartphone é que tem NET em qualquer parte.
    Mas como escrevo em recantos bonitos e inacessíveis do satélite, inclusive até para chamadas telefónicas tenho de estar atenta, porque fico incontactável sem me aperceber.
    Só me apercebo Que não seguiram, nem deixaram registo, quando vou ver o que publica. E já não tenho disciplina nem paciência para repetir.
    O que há de bom nos cinemas? Fui ver o filme, MÃE, vim perturbada. Gosto de sair dum texto a conjecturar cenários e a sentir me maravilhada. Viu?
    Gostava de ter o seu e-mail. Nem sempre me apetece expor tão exposta. No FB, raramente publico, uso mais o messenger.Continue a fazer o que lhe apetece sem se preocupar com quem e se a leem. Já não temos de dar provas de nada a ninguém. O que temos é de cuidar da saúde, física e mentalmente, para não sofrermos e não darmos preocupações aos filhos. Tudo o mais, venha o sol, um bom café, música, caminhadas e alegria para continuarmos a gostar de tudo isto.
    O meu e-mail, julia@sobrinho.pt
    Tenha um bom dia, vai com um beijinho

    ResponderEliminar
  6. Cara Júlia.

    Só li isto hoje, mas alegrou-me esta manhã cinzenta. Penso que vai abrir e se vier o sol vou passear ainda não sei para onde. Aos feriados há menos autocarros. O Benjamin foi-me sugerido por um grande amigo meu que o ouviu em Paredes de Coura e ficou entusiasmado. Também estou a gostar bastante, é poderoso e deixa-nos empolgados pela sua voz e pelo instrumental. Não gosto de feriados, sobretudo porque os meus netos não vêm, tem sempre programas :).
    Não vi A Mãe, nem quero ver. Não gosto de filmes de terror no cinema, fico sempre impressionada. Mas ando com vontade de ir ao cinema...
    Beijinhos

    O meu mail é : virginiabarros4@gmail.com. Pode usá-lo quando quiser.

    ResponderEliminar