terça-feira, 23 de julho de 2013

Kirkstall Abbey - Yorkshire













Fomos visitar a Kirkstall Abbey, uma verdadeira maravilha, património nacional, que fica apenas a 7 km de Leeds. Um taxi levou-nos para lá, para cá apanhámos o autocarro para o centro. Passámos umas horas naquele espaço, preservado, mas parte em ruínas, que data do século XII e que nos transporta para o mundo da Idade Média.

A palavra abadia tem um não sei quê de novelesco e também alguma conotação gastronómica, já que a melhor sobremesa portuguesa dizem ser o célebre Pudim do Abade de Priscos, que me deliciou no restaurante com o mesmo nome em Braga há muitos anos. Associamos abades ou monges a uns homens pequenos e gordinhos, afáveis como o Frei Papinhas de Marcelino Pão e Vinho,  o Frey Tuck de Robin Hood ou mesmo o Monge de Cister, esse mais espiritual e elevado do que os demais.

A verdade é que os frades cistercenses levavam uma vida terrível , desconfortável e de sacrifício, vivendo em condições muito exigentes, que só pessoas muito fortes poderiam aguentar. Nesta abadia há uma sala aquecida com lareiras, onde os frades só podiam passar 15m por dia, mais seria ofensa grave a Deus. Imaginem o que eram invernos com temperaturas abaixo de zero.


As fotos que tirei são mais de cem, mas aqui ficam apenas algumas:))


Kirkstall Abbey is a ruined Cistercian monastery in Kirkstall north-west of Leeds city centre in West Yorkshire. It is set in a public park on the north bank of the River Aire. It was founded c.1152. It was disestablished during the Dissolution of the Monasteries under the auspices of Henry VIII.

os patinhos do rio Aire

as ilustrações que decoram os vários recantos da abadia, com texto e alguma ironia sobre os hábitos dos monges


 Perto da abadia do outro lado da rua fica o museu, onde se pode almoçar numa cafeteria muito agradável com esplanada e vista para o parque magnífico que se estende por kms. Comemos um prato inglês roasted pork and yorkshire pudding, que não estava mau.


o museu que contém peças da época medieval e vitoriana e encantos para os miudos

O prato britânico que comemos cá fora

Sem comentários:

Enviar um comentário