sexta-feira, 21 de março de 2014

A memória dos bons momentos


Há quem diga que o melhor das viagens é a recordação das mesmas...
Não concordo inteiramente com esta afirmação, mas acredito nela em parte.
Há momentos que se vivem na hora, naqueles precisos minutos... que uma ou mais fotografias nunca nos devolverão do mesmo modo...

Esta viagem a Leeds foi um bálsamo, quase uma catarse. Não, não estou a ser dramática.
Atravessava um período cinzento da minha vida, sem grandes expectativas para o futuro e, sem elas, a vida para mim, não tem encanto.

Por alguma razão, o meu lema de vida é Happiness is looking forward to, que traduzo por A Felicidade está no anseio por algo ou alguém, frase que li uma vez numa revista como tendo sido proferida pelo guitarrista dos Dire Straits, Mark Knopfler, uma banda mítica dos anos 80.

Ele acrescentava ironicamente: Há quem só anseie pelo almoço do dia seguinte...

Antes de fazer o check-in online na 3ª feira, perguntei à minha filha que tal se adiássemos a viagem para Maio. A expressão do seu rosto disse-me tudo. Imediatamente me arrependi de ter sugerido tal coisa. Só lhe disse: Vamos, vamos...mas vais ter que me aturar, pois estou com muita dificuldade em andar, para mais com malas...deu-me um abraço e os olhos luziam.

Aguentei esta viagem por ela. Porque sabia que voltar a Leeds é uma espécie de ritual que a mantém estável. Não me arrependo nada de ter ido. Foi muito especial também para mim.


Há locais onde volto sempre como o Hyde Park, a Headrow, avenida principal, a Briggate , rua pedonal com lojas maravilhosas,  aos cinemas do The Light, ao The Grand, teatro antigo do século XIX, ao Museu e ao Moore Institute.
Descubro sempre novos quadros, cada um deles uma pequena obra-prima que observo de novo, novas esculturas de Moore cheias de força e vigor,

Também há restaurantes que nunca falham, como o Nando's, cadeia portuguesa, espalhada em todo o mundo, o Bella Italia, o Red Hot e ao Le Rouge, com comida francesa.
Os pequenos almoços no Café Nero ficam na nossa memória gustativa,  logo pela manhã, assim como o shortbread com caramelo, delícia das delícias. da Bagel, confeitariazinha junto ao hotel.

Ontem quando saí no Porto, senti uma angústia enorme.

Mas cheguei a casa e tudo estava limpo e arrumado pela minha querida Sandra, cheirava a limpeza, até os sofás ela tinha lavado!! Havia sopa fresca no frigorífico, que me soube pela vida. Num dia só, limpou-me a casa, como se não houvesse amanhã....

Como não me sentir feliz?

Ainda por cima recebi uma mensagem de que o meu neto tinha arrancado o 1º Prémio em violino da sua categoria na 2ª fase do concurso, em Lisboa e tocava ontem no concerto dos Laureados no Coliseu da capital!!

 A vida é curta.....mas tão bela....!!


4 comentários:

  1. O melhor da vida é realmente ter-se recordações e vivências tão belas como a Virgínia. Sempre, sempre ótimos momentos que deixem boas recordações é o que muito lhe desejo.
    Um beijo.

    ResponderEliminar
  2. E o melhor é também poder compartilhar muitas delas consigo e com os leitores do blogue que já vão nos 200 por dia! Devem gostar :))

    Bom fim de semana!

    ResponderEliminar
  3. Também adorei a estadia em Leeds, fico sempre com vontade de regressar (mas julgo que já sabe isso! :-DD).

    ResponderEliminar