sábado, 8 de março de 2014

Há dias mágicos

Um sábado cheio de sol, de música e de amor dá-nos alento para viver mais não sei quantos (?) dias em paz, certos de que a vida nos sorri e de que somos privilegiados em tudo.

Hoje o meu sábado começou com um email do meu neto, dizendo que tinha postado duas mensagens neste blogue. Não preciso descrever o que senti ao lê-las. Ainda agora me custa faze-lo sem me comover profundamente...há palavras que, para mais,  escritas por uma criança de dez anos, são melhores que todos os presentes do mundo.

Saí pela 1 da tarde com a minha filha e apanhámos o autocarro para a Foz. Estava calor, um dia quase de verão, mas sem vento.
Na praia dos Ingleses, que felizmente escapou aos temporais, respirava-se aquele ar marítimo dos dias calmos. As ondas eram regulares, belas e sem sobressalto. As gaivotas voavam confiantes, esgravatando a areia, onde pedaços de madeira desenhavam quase  esculturas cubista. Já havia muita gente a bronzear-se ao sol, muitos estrangeiros e jovens.


Estive a ouvir música durante quase todo o tempo, a matar saudades do grande Nick Cave, a voz mais sexy que conheço. Gravou há pouco tempo um album e mantém o timbre fantástico que sempre me fez vibrar.





Viémos pelas 4.30 para casa e preparava-me para passar o resto da tarde a ver provas - sim, ainda as tenho - mas o telefone tocou. Eram os meus netos mais velhos, dizendo que queriam "estar comigo" onde eu quisesse, no Botânico, no pátio ou aqui em casa. Pensei que viriam para ver TV que não têm em casa, não me apetecia ouvir bonecos animados, mas queria estar com eles...e muito.
Não conseguia era andar mais a pé. Ficámos aqui em casa.

Durante mais de uma hora só ouvimos música, canções que eles e eu gostamos, a meias. A minha filha juntou-se à festa e dançou durante algum tempo toda feliz ao som do Youtube. Até eu dancei e o meu neto André fez um brilharete, como é costume. Anda no ballet e tem um talento inato para a expressão corporal. Tudo nele é ritmo, impressionante num miúdo de oito anos.

Saíram de cá e fiquei a pensar que esta tinha sido talvez a tarde mais feliz que passei aqui com eles. Em geral, a TV estraga-me o prazer e impede-me de rir, de comunicar....compreendo por que é que os seus pais não a querem em casa. Mas hoje foi espectacular, uma paródia completa, momentos que só conseguimos gozar de vez em quando...

Há mais de três horas que estou a ouvir música da mais variada, quase toda clássica, Gabriela Montero, de quem já falei aqui, uma pianista venezuelana que improvisa música conhecida dum modo genial e um outro compositor, que me foi dado a conhecer através dum blogue: Brian Crain.

 Deixo aqui um video para vos animar....espero que tenham tido um sábado como o meu. Desejo-vos um Domingo igual.....em paz.




4 comentários:

  1. Que sábado bom, Virgínia.Parabéns pela sua aptidão para criar esses momentos deliciosos.
    Eu também passei uma bela tarde mas mais política.

    Um beijo.

    ResponderEliminar
  2. Ainda anda na política? Ainda acredita?

    Obrigada. Um Bom Domingo. Eu tenho a festa de anos do meu Paulinho que faz 5 anos. Vai ser bonito.
    Bjinho

    ResponderEliminar
  3. Se não acreditasse que faria eu às minhas bases. Acredito e continuo a participar, embora de forma mais moderada, porque a idade pesa.
    A festa do seu Paulinho vai ser outro dos seus momentos deliciosos. Um beijinho para ele e outro para si.

    ResponderEliminar
  4. Tem toda a razão.Quando se espera algo com muita força, faz-se tudo para que isso aconteça e a Graciete é pessoas de firmes convicções, ainda bem!
    Um Domingo cheio de paz, já que o sol parece andar arredado mais uma vez! Bjinho.

    ResponderEliminar