terça-feira, 21 de outubro de 2014

Mariposa Grove- as sequoias

The faithful couple
Os nomes dos locais e marcos na California são quase todos de origem hispânica. Como sabemos mariposa quer dizer borboleta.




Fomos de carro até à entrada do Mariposa Grove e por pouco não conseguíamos entrar pois a lotação estava esgotada. Felizmente, saiu um carro e entrámos nós. Lá dentro, tínhamos duas hipóteses, garimpar pelo parque a pé - hectares e hectares a subir e descer - ou apanharmos um shuttle que dá uma volta de hora e meia , com locução por auriculares. É caro , mas valeu bem a pena.

Instalámo-nos todos juntos numa das extremidades do comboinho.

Este local mítico é uma espécie de santuário de sequóias, árvores milenares, consideradas as maiores do mundo, ainda que não sejam as mais altas, nem as mais antigas. O volume do seu tronco ultrapassa todos os outros e são precisas muitas pessoas para conseguirem abraçá-la. Há centenas de sequoias neste parque, foram estudados por cientistas especializados e pessoas viciadas na preservação da natureza, que se recusam a deixar morrer locais que representam a verdadeira essência da América.


O percurso é fabuloso. Entra-se no santuário e recebe-se toda a informação numa voz calma e clara. São mencionadas todas as sequoias mais carismáticas como a de "faithful couple" ( casal fiel), duas sequoias que se unem a partir de certa altura do tronco e que se desenvolvem separadas a partir de certa altura, como se pode ver nas fotos.

No meio das sequoias, a arborização é rica e vivaz, com tons variegados de verdes e castanhos, muito bela.

Viémos inspirados depois deste passeio fantástico.

São locais destes que nos deixam memórias eternas. Felizmente tenho muitas de locais assim...

Recomendo-vos vivamente um blogue que só hoje encontrei sobre Yosemite e Mariposa Grove.

É impossível expressar toda esta mística e ambiente que se sente quando nos ausentamos da so called civilização.

É um privilégio que agradeço ao meu filho e nora, que tudo fizeram para que eu pudesse disfrutar de uma experiência única.

http://www.1000dias.com/rodrigo/mariposa-grove-aqui-tudo-comecou

2 comentários:

  1. Impressiona a escala, Virgínia. É tudo em grande. Não é aconchegado como na Europa...
    Ainda bem que está a aproveitar ao máximo. Boa continuação.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Assusta-me um pouco e sinto-me mais despaisada do que na Europa , onde ando à vontade sozinha. Aqui , sem carro, fica-se desazado e isso tem-me coibido de ver coisas que queria. Vou a S. Francisco na 6ª, espero conseguir sentir o pulso da cidade... Obrigada pelo comentário!!

      Eliminar