terça-feira, 24 de março de 2015

A força do mar




Dominámos outrora o mar físico, criando a civilização universal; dominemos agora o mar psíquico, a emoção, a mãe temperamento, criando a civilização intelectual.

Fernando Pessoa

4 comentários:

  1. O mar que encerra em si paisagens psíquicas tão antagónicas: a serenidade e a quietude, mas também a violência e a cólera. O mar que é, tantas vezes, o reflexo do nosso estado de alma.
    Beijinho

    ResponderEliminar
  2. É um dos elementos mais variáveis da Natureza....ou pelo menos aquele que vemos com s nossos olhos mais frequentemente. Vivo a 5kms dele e sinto o cheiro a maresia muito intensamente quando o vento está de feição. Mas assusta.....por muito que gostemos de o ir ver!!!

    ResponderEliminar
  3. O mar fica a 200km daqui do Areeiro mas substitu-o pela Serra que começa logo aqui a trás!

    ResponderEliminar
  4. Muitas vezes me perguntei - quando vivi em Chaves e na Sertã ou quando ia visitar os meus filhos em Munique, se a montanha seria comparável ao mar e se o efeito psicológico poderia ser compensado um pelo outro. Mas não: para mim a falta do mar durante anos teria efeitos devastadores e mesmo depressivos. A montanha, cheia de neve e lindíssima, só me eleva e enche o olho, não me dá energia, nem
    consigo estar muito tempo lá em cima. Sinto angústia. Ao pé do mar, a linha do horizonte transmite-me segurança. Mas isto sou eu!!

    ResponderEliminar