domingo, 29 de março de 2015

A velha estufa




Não sei quantas vezes passei na  estufa em ruínas do Jardim Botânico. Até a via aqui da minha varanda, por detrás da casa antiga que agora renovaram e  parece um monstro de betão com janelas do dobro do tamanho das primitivas e com mais altura. Desde que aqui moro, as obras só pioraram este jardim, não respeitando a traça original que era muito mais bonita.



Fui lá dezenas de vezes, subi às escadinhas e tirei fotografias das vidraças meias foscas e da porta verde envelhecida e carcomida pelo tempo.

A velha estufa não sei como está agora pois os tapumes não deixam ver o que se passa, mas presumo que estão a construir uma nova ou deitam abaixo a antiga.

Este fim de semana no Grupo Woophy Club, o tema era Abstract.

Todas as fotos - seis ao todo - tinham de obedecer a este tema. Não foi difícil arranjar algumas na minha fototeca e têm sido muito apreciadas por exímios fotógrafos que considero amigos e que escreveram comentários que me afagam o ego.

Já aqui puz algumas delas em tempos, mas atrevo-me a repetir a proeza, dado que nem eu me canso de olhar para estas fotos. Quando as tirei estava o sol a pôr-se e incidia nas vidraças que tomavam uma cor rosa, amarela e acizentada, com umas partes foscas mais sugestivas e outras transparentes a deixar entrever as plantas velhas que lá dentro estiolavam. Era um autêntico quadro abstrato, muito mais belo do que se tivesse sido pintado.









A estufa pode desaparecer , é natural que seja substituída por uma transparente e toda XPTO, mas estas fotos guardarão para sempre a beleza e a patine do antigo, as estufas que Sophia viu e amou há muitos anos.

2 comentários:

  1. As fotos são maravilhosas. Parabéns! Captou a luz certa que lhe conferem uma aura especial. Parecem quadros pintados por uma mão divina.

    ResponderEliminar
  2. Que grande elogio! Mas é verdade que quando olho para estas fotos e me lembro daquele fim de tarde no botânico, sinto uma nostalgia de algo que é difícil voltar a acontecer. Foi por isso que resolvi escrever esta entrada. Uma boa semana and....smile!!

    ResponderEliminar