terça-feira, 19 de janeiro de 2016

Inspector Morse revisitado


A Fox Crime especializou-se há meses em séries inglesas de cariz criminal. Infelizmente, não simpatizo com os romances de Agatha Christie - nunca gostei - nem com as séries da BBC que poderão ser obras primas, mas não me seduzem por mais que me esforce. Também não gosto das séries Blue Bloods ( americana) ou Midsommer Murders.


Adorava Inspector Lewis e depois a que se seguiu Inspector Gently, mas destas só transmitiram as primeira temporadas, não sei porquê.

Ontem começou Inspector Morse, que precedeu a primeira e também se passa em Oxford nos Colleges e em ambiente universitário. Não desgostei do 1º episódio, embora a história fosse um pouco confusa e o inspector muito pouco convencional.

Inspetor Morse” é uma série baseada nas personagens criadas pelo autor de best-sellers Colin Dexter e, durante a sua emissão, conta com participações de luxo como Sir John Gielgud, Simon Callow, Sean Bean, Rachel Weisz, Lisa Eichhorn, Zoe Wanamaker, Jim Broadbent e Brian Cox assim como tem famosos e brilhantes argumentistas e realizadores como Anthony Minghella, Danny Boyle, Adrian Shergold e Antonia Bird.
A série começou a ser emitida em 1987 e caracteriza-se como uma série criminal e de mistério baseada nos romances com o mesmo nome. A trama segue as entusiasmantes investigações de Morse, o detetive com um bom ouvido para a música, um gosto por cerveja e um faro para o crime. Juntamente com o sargento Lewis, vai resolver todos os casos intrigantes de Oxford.

Em 1987, quando foi transmitida pela primeira vez, teve audiências de milhões e Inglaterra e ainda hoje continua a ter sucesso. Hoje vou ver o 2ª episódio ( de 120 minutos) e espero ficar fã.

Se quiserem ver é todos os dias às 23.10.

4 comentários:

  1. Gostei de todas as referidas - gosto de policiais, claro que só em livros, filmes ou séries - e ontem também estive a ver o 1º episódio do Inspector Morse e gostei (achei engraçado encontrarmos o Inspector Lewis mais novo)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ainda bem que temos gostos parecidos. Dantes via todos os Poirot e Sherlock Holmes com avidez, mas smpre gostei mais dos policiais de investigação como o Prime Suspect ( com a memorável Helen Mirren). Tb tenho um fraquinho pelo Lewis, é um docinho :) .

      Eliminar
  2. Também gostei desse, O Principal Suspeito :)

    ResponderEliminar
  3. Também comprei pela Aamzon outra série que é fantástica: Trial and Retribution. Deram cá na RTP2 salvo erro. Tenho várias temporadas em inglês.
    O Morse está a decepcionar-me um pouco, pois as histórias são muito rocambolescas e mete demasiadas mortes...não gosto da dedução, mas investigação!!
    Bom fim de semana, Redonda!

    ResponderEliminar