sexta-feira, 15 de janeiro de 2016

Mozart in the jungle, série premiada


Vi a cerimónia da entrega dos Globos de Ouro na SIC Caras e gostei.
Não houve interrupções com palavreado em português a cortar o diálogo em inglês, poucos intervalos, comentários inteligentes dos dois comentadores, que eu não conhecia, mas que me pareceram conhecedores do tema, simpáticos sem ser pomposos, que é uma característica de muita gente da TV, hoje em dia.

Os Globos de Ouro que são, em geral, votados pelos media nos EU, contrariamente aos Óscares que pertencem à Academia de Hollywood, não se cingem aos filmes, abrangem séries longas ou curtas da TV anglo-saxónica. São atribuídos inúmeros globos a actores e actrizes de séries que vemos nas Fox, ou na TVseries ( um óptimo canal para ver séries), assim como um prémio aos realizadores e produtores das mesmas. Torna-se por isso mais aliciante. O apresentador Nick Gervais ( da série The Office , versão britânica) é hilariante e cáustico, nem sempre muito cordial para com a audiência que se ri com riso amarelo ou então esboça desagrado. Também há quem aprecie este tipo de humor.


Este ano, causaram sensação duas séries, que quero ver impreterivelmente: Mozart in the Jungle e Mr. Robot, ambas americanas da Amazon.com.

Consegui obtê-las através do meu filho e já vi seis episódios da primeira.

A série é super original porque engloba o mundo da música clássica do princípio ao fim. Baseado no romance de Blair Tindall, traduzido pela Bertrand, que estou a ler em formato Kindle, debruça-se sobre a vida de músicos da Filarmónica de NY, em especial do seu novo maestro Rodrigo ( uma cópia do tão falado Gustavo Dudamel, que parece ter dado grande apoio para a composição da personagem), as suas excentricidades a par do seu génio artístico, os escândalos atrás nos bastidores, a ambição de uma oboísta jovem e bonita, o embate com a sociedade musical nova-iorquina, etc. A música de fundo é quase sempre clássica, as interpretações excelentes e os episódios leves - com apenas 30m. Aconselho a todos os que gostam de algo diferente, produzido pela Amazon e não pelos habituais HBO ou BBC.

Fica aqui um trailer aliciante:

2 comentários:

  1. Gosto de ler as suas sugestões e, agora, fiquei com vontade de ver a série "Mozart in the Jungle". O tema interessa-se muito.

    Um beijinho e um sábado feliz :)

    ResponderEliminar
  2. O problema é que esta série de momento só pode ser obtida em inglês sem legendas. Espero que não me achem elitista por mencioná-la aqui. Em breve virá ara os nossos canais, estou convencida.
    Vou até ao Botânico ver as minhas amigas árvores....já tenho saudades de sol....
    bjinho

    ResponderEliminar