terça-feira, 12 de fevereiro de 2019

A primavera está aí ao virar da esquina

 O Jardim Botânico é uma espécie de oásis no meio citadino.
Embora o Porto não seja das cidades com mais betão, sobretudo nesta zona que seria nos planos ideais destinada a vivendas de altos muros e jardins apalaçados, estes espaços verdes são jóias a preservar, cada vez mais necessárias para compensar o CO2 expelido pelos automóveis que descem o Campo Alegre vertiginosamente, como se fossem cavalos ou búfalos do faroeste.

Quando vim morar para aqui, em 2006, em parte devido à doença da minha filha, senti a falta de convívio, as conversas nas lojecas mal afamadas da Ramada Alta, os passeios estreitos e cheios de estudantes da escola, as casas de tamanhos diversos, velhas e mal amadas.

Estranhei porque era, na minha óptica, trocar o povo pela pseudo aristocracia que considera esta zona da cidade a mais fina do Porto, quiçá queque, ainda mais do a da Foz.
Também estranhei porque as pessoas do prédio em que moro, nem sequer me davam os bons dias quando nos encontrávamos no elevador e parecia que levavam a mal nós termos ousado comprar um apartamento a uma família muito querida do resto dos condóminos.

Nunca liguei muito a esses pruridos sociais, habituada que fui pelos meus pais a considerar que somos todos iguais e, para mais, tendo vivido em mais de dez locais diferentes do país. A vida ensinou-me que devemos ser amáveis para todos e que um sorriso não custa nada...

Hoje estou plenamente integrada neste bairro, sou talvez uma das pessoas que mais aprecia o ambiente à volta, almoço na Confeitaria Botânica, um café modesto aqui da esquina, faço fisio na clínica por baixo da minha casa, converso com as senhoras do Spazo Zen,  todos me conhecem e aos meus netos. Não fiz amizades, nem gozo de boas vizinhanças, mal conheço as pessoas que moram ao lado. Mas não me sinto mal e adoro passear nestas ruas largas, com árvores centenárias, lindíssimas, trazidas para cá por famílias das quais já só restam o nome, as casas e os jardins.



 Hoje fui dar o meu passeio pós-prandium ( a seguir ao almoço) ao Botânico como é habitual nos dias de sol.

A diferença da semana passada para esta é abissal. A Primavera chegou com as malas todas: já ontem falei das magnólias, hoje falo das camélias que surgem nos cantos mais remotos do jardim, dos jacintos amarelos,  das folhas de nenúfar que começam a emergir do fundo do lago e do verde que fere a vista por entre os ramos esguios das árvores de folha caduca.






Dá impressão que as gentes do Porto descobriram este ano o jardim botânico. Nunca vi tanta gente por aqui, são camionetas de estudantes, turistas de mapa na mão, jovens namorados, velhotes como eu, contemplativos...dantes estava vazio.

Gosto de silêncio, mas contraponho ao barulho dos adolescentes uma banda sonora minha que oiço com auriculares.

Hoje foi Morricone, que vos deixo aqui para acompanhar com um vídeo inspirador.
O meu neto André tocou esta peça em violoncelo no concurso Jugend Musiziert e ganhou um 2º Prémio. :)

Quando se alia a música à Natureza, descobrimos o Paraíso.

Viva a Primavera!


2 comentários:

  1. Que post mais primaveril, Virgínia! Como sabe, também adoro o Botânico, e fico desolado por saber que passou a ter frequência de multidão. Só é bonito (quase) sem ninguém.

    A foto dos azulejos "daquele" banquinho ficou linda!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não queria dizer isso, as pessoas têm o direito de gozar do que é belo. Mas concordo consigo, Mário, o barulho dos miudos incomoda quem quer passear naquele espaço. É pequeno demais para tanta gente. O sol ali brilha mais. Obrigada.

      Eliminar