domingo, 17 de fevereiro de 2019

Erros da metereologia


Ontem puseram no Facebook um aviso de que o fim de semana ia ser de muito frio e chuva. Nada de mais enganador. Quem desistiu de ir passear, fez uma grande asneira. Que me lembre, este deve ter sido um dos dias mais quentes deste inverno, com céu azul e sol quente, sem vento nenhum.  Uma maravilha.

Fui à Foz porque não resisti. Apetecia-me sentir o cheiro a maresia - e havia-o - a frescura das ondas, olhar o mar de prata, que agora no inverno se espraia do lado do rio e que torna os contornos do farol e do pontão fantasmagóricos.

Sentei-me mesmo na ponta da esplanada , na última cadeira disponível e pedi uma salada de atum. O homem enganou-se e trouxe-me uma sande de atum que tinha mais pão que uma francesinha. Só comi um pouco do atum e da salada. O pão teve outro destino bastante mais útil do que aumentar a minha barriga: as gaivotas.

Andavam por ali saltitando de rocha em rocha. Atirei um bocadinho de pão e apareceram logo umas seis a querer apanhá-lo. Então comecei a atirar mais bocadinhos e num minuto tinha 40 gaivotas à bulha por um pedacinho de pão. Os pios e restolhada de asas eram engraçadissimos, outras pessoas fizeram o mesmo. Como estávamos na esplanada, elas não nos incomodavam, pois o pão caía na areia junto o mar. Gosto muito de gaivotas, são animais livres...





Havia também umas miúdas a brincar na água até um pouco perigosamente. Fotografei as suas coreografias.
Estar assim duas horas diante do mar é-me mais útil do que tomar medicamentos. Fico como nova.



O Manel faria hoje 73 anos.  Festejaríamos todos juntos num restaurante bom e ele estaria feliz com os seus filhos e netos reunidos. Seria domingo, o dia da Família. 
Infelizmente só estará presente na nossa memória, que essa não esquece.

Sem comentários:

Enviar um comentário