quinta-feira, 6 de junho de 2013

Before Midnight


Um filme cheio de charme para quem gosta de sequelas bem feitas. A maioria é má e o segundo nunca é igual ao primeiro, neste caso são três filmes, todos eles interessantes porque focam a evolução de um casal, desde o momento em que se encontram pela primeira vez num comboio na Áustria. e resolvem fazer horas juntos até de madrugada.

A vida deste casal é-nos retratada com grande realismo e simplicidade. As interpretações magníficas de Ethan Hawkes, americano, e Julie Delpy, francesa,  mantém-nos presas à sua relação durante vinte anos.

Este talvez seja o mais maduro dos filmes. O primeiro encanta-nos pelo romantismo do encontro entre os dois jovens estudantes, passeando e conversando na cidade de Viena. Neste, o terceiro,  há mais conflito e parecenças com a vida real. Tudo na maior das simplicidades.

O filme tem tiques de filmes francés que aprecio, diálogo intenso e interessante, peca, por vezes, pelo cliché, frases deja vus; no geral, é linear, mas profundo.

Passei muitas vezes o primeiro filme, Before Sunrise,  nas minhas aulas, devido ao tema aliciante, interpretação e diálogo. Os alunos gostavam e especulavam sobre a continuação da relação, que só surgiu uns anos depois.

Para quem gostar, fica aqui o trailer do filme.

Sem comentários:

Enviar um comentário