quarta-feira, 10 de julho de 2013

A tourada

Na semana passada estava um calor descomunal, mesmo infernal, bom para a festa dos toiros.

Andámos todos num desvario, como se do fim do mundo se tratasse, os termómetros numa fona, ares condicionados mais condicionados que nunca ( e escassos), conselhos dos médicos para tudo :  as horas em que o ozono está mais assanhado, os raios ultra-violeta ( nome lindo) em destempero, a areia escaldante como ferro em brasa, os rios convidativos mas hipócritas, (como alguns políticos amaviosos que nos assaltam à mão armada); meter água é essencial, água, muita água de preferencia da torneira porque a outra está pela hora da morte.
Enfim, foi uma semana e peras no que se refere ao tempo e às peripécias para não lhes chamar outras coisas do Sr. PP a tourear o sr. PC com uma "chiquelina" daquelas que se vêem na feria de Sevilha ( há pessoas, até ex-leitores deste blogue, que dariam tudo por uma "chiquelina" do PP pois ele é "o único político na verdadeira acepção da palavra" /sic, ver Isto e Aquilo)). Há 30 anos já era assim, segundo dizem)).

Assistimos a inúmeros pasos dobles ( Passos foi dobrado, torneado, rabejado e até farpeado, mas manteve-se firme e bravo e até se dispôs a ser pegado de cernelha).

Um espectáculo daqueles que nos fazem sentir orgulho no nosso país, sempre diferente todos os dias; compreendemos que a Troika e a UE nos considerem o teacher's pet.

Hoje, por exemplo, estão 22º no Porto e ainda não vi o sol, graças a Deus.

Está um dia cinzento e nada auspicioso como o Sr. Cavaco, que nos vai brindar com uma discursozito de ocasião - escrito na semana passada quando os calores o apoquentavam e a D.Maria já tinha esgotado o gelo das carapinhadas!

Vamos ter depois mais do mesmo - as helenas nem sei quantas, as judites,  as constanças, os henriques, os galambas, os seguros, os silvas, os carreiras, os jerónimos e os marcelos da nossa praça todos contentinhos a perorarem sobre o nosso futuro com a Troika (mais curto ou mais longo conforme a sua partidarite de feição) e sobre o Mostrengo ( será o seguro? será o FMI? será a Srª Merkel?) que anda a bramir além nos mares.

Duma semana de excitação exacerbante passou-se para outra de marasmo letárgico....como nas touradas quando se trata de levar o touro na manada para o curral. Pode levar horas:)

É assim a nossa vidinha neste jardim à beira-mar plantado.... e é o que nos vale....sempre podemos dar de frosques, montados numa prancha de surf.


4 comentários:

  1. Ainda não tinha ouvido a iminência parda a botar faladura, nem suspeitava que o rabejador mor fosse chutado para canto!! Apetecia-me ver a cara das e dos fans de PP ao ouvir o que lhe estava destinado.

    E agora? PP mete a irrevogável demissão no ..... e aguenta-se firme no governo? I wonder!!

    ResponderEliminar
  2. Brilhante artigo! Deixa mortos na arena quer os 'Diestros Políticos', quer os 'Diestros Televisivos! Como seempre, quem se vai lixar é o 'Mexilhão'!
    Bravo! Bravíssimo!
    Filipe

    ResponderEliminar

  3. Obrigada, Filipe.

    Realmente esta entrada saiu-me da pena em tarde de "ansiedade"...não há nada como escrever para nos passar a neura!!

    Espero que estejas melhor, Não vais para a Luz? Quem vai este ano?

    Bjo

    ResponderEliminar