segunda-feira, 1 de julho de 2013

Música a sério

A Academia a Pauta realizou ontem mais uma das suas Galas de fim do ano com um concerto brilhante que durou cerca de três horas e entusiasmou a audiência, formada por pais, professores, amigos e irmãos mais novos e mais velhos dos executantes.

Pela primeira vez, os meus três netos participaram , tendo o mais velho executado grande parte das peças de conjunto, o do meio, seis peças para violoncelo com o grupo de violoncelistas, e o mais novinho 4 peças para violino mais simples.

A Pauta segue os os ensinamentos de Shiniki Suzuki:

The Suzuki Method

The Suzuki Method is based on the principle that all children possess ability and that this ability can be developed and enhanced through a nurturing environment. All children learn to speak their own language with relative ease and if the same natural learning process is applied in teaching other skills, these can be acquired as successfully. Suzuki referred to the process as the Mother Tongue Method and to the whole system of pedagogy as Talent Education.

Shinichi Suzuki (1898-1998) was born in Japan and studied western music in Germany in the 1920s. He first began teaching young children in Japan in the 1930s and further developed his ideas and philosophy of teaching during the post-war period. His approach to teaching has now spread to many parts of the world and is proving increasingly successful everywhere. Because he was a violinist, he first applied his ideas to the teaching of violin, but it has since been used with many other instruments, in nursery school teaching and other more general areas.

Os meus netos começaram muito cedo a tocar instrumentos e a Música faz parte da sua vida como respirar, comer ou dormir. Tocam em casa com os pais todos os dias de manhã cedo antes de irem para a escola. Os hábitos adquirem-se, a disciplina também, o esforço dos pais ressalta nestas galas, onde é sublinhada a cooperação deles na formação.As aulas decorrem na Escola, onde os pais estão presentes e levam recados para casa.

É um gosto ver as crianças a tocar em conjuntos dos 3 aos 18 anos, altura em que deixam a Academia e seguem os seus estudos musicais ou não.

A foto é muito má, pois foi tirada com smartphone, mas dá uma ideia do coro, cheio de miúdos a aguardar a sua vez de tocar ordeiramente.


O programa foi extenso, com duas peças acompanhadas à bateria ( Paganini e Bach). A Dança do Sabre e as Czardas de Monti são sempre momentos altos no reportório, assim como os concertos de Vivaldi, um deles dirigido pelo neto Daniel, de 9 anos, que orientou a orquestra dos seus amigos mais velhos como um verdadeiro maestro :)

Este fim de semana foi muito belo, um dos mais felizes da minha vida....a começar nos meus anos e a acabar ontem em beleza. 

Fica aqui um video da Pauta, extraído do Youtube :




Viva a Música!

3 comentários:

  1. Parabéns pela família a começar por si.
    Eu desejava muito que o gosto pela música começasse a ser incentivado nas Escolas, em todas as crianças, pois tenho a certeza que seria uma maneira de impedir muita violência e criar um mundo mais harmonioso.

    Um beijo.

    ResponderEliminar
  2. Faço minhas todas as palavras da Graciete.
    Bjs
    Regina

    ResponderEliminar
  3. Realmente escrever um texto destes dá-me triplo prazer:)))

    Vivi com a música, mas infelizmente, nunca tive força de vontade para tocar bem um instrumento. Cantava no coro do Jerónimos até mudarmos de casa em 1971. Dava-me imenso gozo cantar o Aleluia de Handel!

    Bjos

    ResponderEliminar