terça-feira, 16 de julho de 2013

Onde está a crise?

Várias vezes me pergunto se a realidade portuguesa é mesmo de crise ou se esta é elevada ao quadrado pelos media e catastrofistas do regime. Uma outra hipótese que se pôe é interrogar-me sobre as prioridades dos portugueses, das famílias , dos jovens e das crianças.




Hoje resolvi levar o meu neto mais velho ao cinema, pois tínhamos a tarde livre e o tempo estava muito cinzento para ir para a praia ou mesmo à Foz. Fomos almoçar à Botãnica, café ao pé de casa onde ele devorou ( é o termo) um prego com batatas fritas e ovo ( porque será que todas as crianças adoram este prato???) e depois esteve entretido com o computador, que já domina completamente.

Tínhamos mesmo de sair e ir ao Arrábida é sempre um prazer. Seria,  seria, se não tivéssemos de estar 45m numa fila para comprar bilhetes. Havia 4 bilheteiras abertas, mas as filas eram enormes, famílias inteiras para ver um dos dois filmes de desenhos animados possíveis. Crianças a correr, mães desesperadas, pais com ar cansado, provavelmente tudo em férias ou desempregado. Os bilhetes custaram 13 euros para os dois, apesar de eu só pagar bilhete senior.

Pergunto-me como é que famílias inteiras se deslocam ao cinema para ver filmes que daqui a nada estão na TV e sobretudo, onde arranjam dinheiro para gastar em pipocas, bilhetes, almoços nas praças de alimentação, gasolina para os carros, etc.

Nunca tal vira. Vou sempre às sessões das 14h, pago 3 euros,  quando as há e quando não tenho outras coisas para fazer ou o filme é bom.



Não, desculpem, mas há uma parte do país que não está em crise. E estes não vão uma única vez ao cinema, vão muitas, aos fins de semana, aos domingos, etc. E vão às sessões de 3D ( que detesto)  mais caras  e que estão cheias!! Não é só um dia.....

Quero crer que ainda há muita gente a viver razoavelmente....não me venham cá exigir 200 euros de solidariedade da minha reforma, acho quase imoral que nos roubem cada vez mais em prole de famílias cujas prioridades estão todas trocadas!! Ou para os jovens que nada querem fazer se não passar dias a comer pipocas:)). Noutros países os jovens trabalham nas férias, mesmo de graça...

2 comentários:

  1. Boa noite Virgínia!
    As suas questões faço quase sempre quando vou ao cinema.Gosto muito de ir a uma sala de cinema, mas procuro dividir o bilhete com outra pessoa que me sai mais ou menos a 3 euros. Fico parva quando olho para o preço dos baldes de pipocas e das coca colas! Mas esta gente não sabe ver filmes sem estar a comer?...Muitas vezes como suínos que é tão irritante!... Quando criei os meus filhos íamos todos uma ou duas vezes no ano ao cinema. Pois é, a sua visão da coisa é igualzinha à minha. Fico mais aliviada porque às vezes penso que não devo ser muito normal!...(risos)

    ResponderEliminar
  2. Ainda bem que tem olhos para ver. Não quero ser elitista, mas sei o que passei enquanto os meus filhos eram pequenitos, sem dinheiro, nem tempo para cinemas ou distracções. O meu passeio era ir à Rotunda da Boavista com eles e deixá-los trepar à estátua. Nem sequer à Foz íamos porque o meu marido detestava guiar aos domingos e no resto do tempo trabalhávamos ambos.

    Não somos normais, não, Madalena....ou seja somos cotas elitistas que não queremos que os outros se divirtam!!! :)

    Bjinho

    ResponderEliminar