sábado, 7 de junho de 2014

Mar adentro

Hoje passeámos de barco, ou melhor, andámos a milhas da costa, na senda dos golfinhos. Uma verdadeira aventura que decidimos em cima da hora.
De manhã o dia estava cinzento, com nuvens lindas, mas bastante escuras, de modo que resolvemos ira Lagos na carreira. Chegadas lá pela hora de almoço, atravessámos a ponte pensil e fomos para a Marina, onde se aglomeram os restaurantes e esplanadas, no meio dos mastros de todos os tamanhos, iates,barquinhos, veleiros, kayaks, etc. Uma visão espectacular para quem gosta de mar e de embarcações, como é o meu caso.

A almoço não foi nada de especial, pelo que nos apetecia algo diferente. A Luisa sugeriu irmos ver os golfinhos, dado que a tarde parecia abrir. Meu dito, meu feito. Comprámos os bilhetes - seniores só pagam 15 euros, o que é francamente barato para um passeio de duas horas. Juntámo-
nos a outros turistas e lá seguimos pela passerelle para dentro do barco. Instalámo-nos no deck de cima, onde o ventinho sul já começava a soprar. Felizmente tinha levado o meu lenço anti-vento, que opera milagres nesse campo!


a marina de Lagos
Nunca pensei que iria ver golfinhos a sério, achava que aquilo era um embuste e que raras vezes se viam os cetáceos. Mas não é que os vimos mesmo? A minha filha viu melhor que eu pois fiquei na parte debaixo e não me atrevi a subir para a proa, donde se vê melhor. Na altura já estava um pouco tonta e a ideia de cair nas escadas ou no deck não era muito sorridente. Mas ainda consegui ver os animais a saltar no meio do mar. Só não consegui fotografá-los.

Praia da Luz
No caminho fomos percorrendo a costa toda- passando pela nossa Luz -  até à Praia da Salema, já perto de Sagres, depois o barco foi-se afastando cada vez mais pelo mar fora, paralelamente ao Cabo S. Vicente. O céu estava tenebroso, com nuvens baixas e escuras, o mar dum cinzento chumbo, muito fundo. Preferi não pensar o que aconteceria se tivéssemos algum acidente....a ideia de mergulhar naquele mar era um pesadelo!!

Mas nada aconteceu. E foi uma excitante experiência. Gostei de ver a Praia da Luz do lado do mar, a Rocha Negra, destacando-se de todas as falésias pela sua origem vulcânica e não sedimentar.

Lagos também estava animado com as novas tendas a vender tudo quanto há. É uma cidade cheia de vida e com uns doces muito especiais: os dons Rodrigos, glicose até dizer basta.

Soube-nos bem sair daqui....é preciso viver, ver gente e não só sonhar....

2 comentários:

  1. Um belo passeio. . Também já fiz um passeio de "barquinho" a motor, a partir de Lagos, mas para ver as grutas . São maravilhosas. Gostei muito. Golfinhos também já vi. Só não fui nadar com eles porque praticamente não sei nadar e tive medo.
    Desejo muito que as suas férias continuem assim tão boas.
    Um beijo para as duas.

    ResponderEliminar
  2. Pensei em si enquanto estive em Lagos. Sei que a Graciete tem boas recordações do local. Tire muitas fotos, algumas bonitas, mas esta net leva horas a carregar fotos , de modo que só posso pôr duas ou três...
    Desejo-lhe um óptimo fim de semana, sem chuva de preferência. Aqui está conzento, mas a espuma e os laivos de sol dão efeitos magníficos...
    Bjo

    ResponderEliminar