quarta-feira, 10 de setembro de 2014

Farewell Porto


Oiço a abertura do Tannhauser de Wagner no Brava HD.

Música épica que faz  despertar os mais empedernidos ou sonolentos. A mim traz-me um misto de sensações, hoje, último dia em que a minha filha vai estar aqui ao pé de mim - até ao Natal.

Já não me despedia dela há dois anos, praticamente viveu sempre aqui comigo, excepto durante uma ida a Lagoaça com o irmão e família. A nossa vida era um "casamento" ideal. Não me lembro de uma discussão, desconforto ou dúvida. Ela sempre me transmitiu Paz e eu compreendo-a como ninguém.

Vai-me fazer muita falta, sobretudo a partir das 6 da tarde, momentos em que estávamos juntas, em que fazíamos o nosso jantarzinho como hoje - massa de atum feita a meias - ouvíamos música clássica do Mezzo ou da Brava - ela fazia crochet, pintava o seu livro de moda ou jogávamos o Scrabble em inglês, ríamos e sabíamos que estávamos bem.




Leeds é o el dorado da minha filha que, desde os 20 anos, - há 15 anos - sonha com a vida em Inglaterra. Já lá estudou em Erasmus, fez um mestrado em Tradução, trabalhou em catering, tentou outro mestrado em ensino de Inglês e foi feliz e infeliz. Também foi lá que adoeceu gravemente três vezes. Mas continua a amar aquela cidade como sendo sua.

Voltar é um risco, mas um sonho que não consigo estancar. Cada vez mais a vida no Porto se-lhe torna insuportável, agora que acabámos o nosso projecto do 10º e 11º anos. Não tem perspectivas de emprego certo e, para a sua saúde mental, é necessário ter algo que a involva e que a faça usar a sua inteligência e skills para que os não perca. O convívio com outros pósgraduados de todas as nacionalidades também lhe faz bem e Leeds é uma cidade de jovens.

Tenho esperança de que tudo corra pelo melhor. Graças ao skype posso falar com ela todos os dias e vê-la quase "em carne e osso" ( como diz o meu neto). Irei levá-la e depois venho só até Londres para apanhar o avião pelas 9 da noite. Não vai ser fácil, mas a força estará comigo.


Wish her luck!

11 comentários:

  1. Primavirgininhamiga

    Vai tudo correr bem. E no Natal tem-la cá outra vez. De resto tens o Skype - que, como sabes, ajuda...

    Bjs da Raquel e qjs meus. E já agora um shake hands para o violinista

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada, Primo. A esperança é a última a morrer...e eu não posso cortar as asas à Luisa. Não posso, mesmo!

      Bjo grande para os dois!

      Eliminar
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  3. Olá Virgínia
    Só venho dizer-lhe que tenho a certeza que tudo vai correr bem com a sua filha e acredito que a Virgínia tem força para superar a falta dela, principalmente porque a sabe feliz. E, depois, o Natal está à porta e voltará a tê-la consigo por mais uns tempos.
    Um grande beijo para ela e outro para si.

    ResponderEliminar
  4. O Natal está aí e entretanto a Virgínia não vai lá?
    Vai correr tudo bem. Pensamento positivo ajuda, já sabe.
    Estou consigo. Bjinhos

    ResponderEliminar
  5. Infelizmente Portugal oferece poucos avanços para quem quer progredir ou conviver com outras mentalidades...Entendo perfeitamente a sua filha. Felizmente já me passou e tive que me conformar! Mas, durante anos, senti grandes desconfortos nestes aspectos. É preferível que a Luísa se sinta bem. Conheço uma família de imigrantes a viver no nosso país que numa das uma refeições faz na companhia da avó que ficou num país do Leste da Europa. Tem um ecrã grandote na sala das refeições e conversam nas suas respectivas mesas há hora combinada e em simultâneo. Não há muitos anos seria uma cena de filme de ficção. Envio-lhes boas energias abraço!

    ResponderEliminar
  6. Muito obrigada as três....
    Acacbei de chegar, a viagem foi muito cansativa, quase 12 horas nos aeroportos e depois nos comboios....mas sobrevivi. Estou com uma dor nas costas de morrer, mas espero que com uns brufens vá ao sítio. Amanhã descanso....e espero conseguir dormir. Muitos beijinhos e obroigada pelo vosso grande apoio. Ajuda mesmo!!!

    ResponderEliminar
  7. Como eu a compreendo tão bem, querida Virgínia !
    Grande abraço !

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada, Manuela.....gostava tanto de a conhecer....na Sertã.... :)

      Eliminar
  8. É uma bonita história de amor , mãe -filha.
    Tudo de bom para as duas. Merecem muito.
    M.Júlia

    ResponderEliminar
  9. Sem dúvida....M. Julia....um dia hei-de escreve-la para os meus netos lerem...Bjinho

    ResponderEliminar