segunda-feira, 1 de setembro de 2014

Feira de S. Bartolomeu _ Passeio Alegre - Foz do Douro

Ocorre todos os anos no final do mês de Agosto e engloba muitas actividades, desfiles e um mercado, onde se podem encontrar iguarias regionais portuguesas, assim como artesanato daqui do Norte.



Já há anos que o visito com a minha filha no dia dos seus anos. Este ano a visita começou por um passeio ao farol de Felgueiras e pela primeira vez, vi pessoas a tomar banho naquelas praias com bandeira azul, mas que me pareceram extremamente sujas e com a água cheia de detritos e espuma duvidosa.

O farol estava perfeito como sempre, mesmo depois dos temporais que este ano assolaram a costa. É um local muito bonito, donde se pode ver parte da orla marítima da Foz, nem por isso muito harmoniosa.

 No mercado o ambiente era bastante concorrido, uma banda dos bombeiros percorria as áleas com as suas majorettes e bombos. Na secção de comes, notabilizava-se a tenda dos leitões excelentes e acabadinhos de assar. Trouxémos para o nosso jantar assim como uns chouriços e um pão de ló de Ovar que a Luisa gosta muito.

Fez-me pena ver tantas tendinhas vazias, sem compradores, mas com trabalhos bonitos e que devem ter sido obra de um ano inteiro. Com casas pequenas, ninguém compra bibelots, nem toalhas, nem bonecos ou jogos. Nota-se a crise a todos os níveis.


A Luisa estava feliz. Ofereci-lhe uns brincos de filigrana muito bonitos feitos em Gondomar. Foi mais um momento de alegria num dia sem parte da família. À noite ainda se cantaram os Parabens no skype e os meninos fizeram a festa virtual possivel...

4 comentários:

  1. Uma análise muito bem feita e tão bem ilustrada ! Deu quase para visualizar totalmente e participar neste passeio à Feira da Foz do Douro. Mas, bandeira azul, símbolo de boas condições ambientais, incluindo a qualidade da água ?? Concordo consigo, pois a foto diz tudo... Crise de critérios, neste caso... ao lado de animação genuína e muito boa vontade e brio, na melhor apresentação dos produtos expostos...
    E o belo sorriso da sua filha, tudo ilumina... Felicidades !
    Um beijinho.

    ResponderEliminar
  2. Muito obrigada, Manuela, fico contente de a ver por cá, sabe que este blogue sem feedback perde todo o interesse, por muito bonitas que sejam as fotos :). Sim , a minha filha estava feliz, ela gosta de prazeress simples e se forem ao ar livre tanto melhor. Já há anos que fazemos esta rotina e ontem estava uma tarde de sonho. Sentei-me num banquinho do jardim enquanto ela mirava todos os stands e sentia-me em paz.
    Bjinho

    ResponderEliminar
  3. Gostei muito deste post, mas o que mais me deliciou foi o sorriso feliz e a flor no cabelo da sua filha.
    Um beijo.

    ResponderEliminar