domingo, 21 de setembro de 2014

Orgulho duma mãe



Do PÚBLICO de 21/09/14

Autocarros da STCP com Internet gratuita a partir de segunda-feira no Porto





 

O meu filho João a experimentar o sistema
Os utentes da Sociedade de Transportes Coletivos do Porto (STCP) terão acesso gratuito à Internet nos autocarros que circulam na cidade do Porto a partir de segunda-feira e por um período experimental de seis meses.
Trata-se de um sistema que vai “colocar em rede os cerca de 400 autocarros” da empresa de transporte público, através de uma tecnologia que utiliza “não apenas a rede celular, mas também os pontos fixos de wifi de rede de fibra óptica que existem espalhados pela cidade, através do projecto Porto Digital”, explicou João Barros, responsável pela spin-off Veniam’Works, que desenvolveu a tecnologia.
O serviço vai ser lançado publicamente na segunda-feira à tarde, com uma viagem inaugural com partida da praça General Humberto Delgado.
A implementação desta tecnologia comerciável, que está patenteada, “é o culminar de cinco anos de trabalho”, que envolveu cerca de 30 engenheiros, dos quais dez doutorados, no âmbito do projecto Future Cities, disse.
O também director do Centro de Competências para as Cidades do Futuro afirmou que existe “a possibilidade de assegurar a continuidade” do projecto após os seis meses experimentais, mas para já o objectivo é “aprender ao máximo como é que a rede se comporta e que tipo de tráfego é que gera”.
Fonte da STCP considerou hoje que o serviço Free WIFI “representa um imenso valor acrescentado para os cerca de 300 mil clientes”. “É algo totalmente inovador e pioneiro. O Porto é a primeira cidade europeia a disponibilizar cobertura wifi na rede de autocarros públicos”, acrescentou.
João Barros adiantou que na cidade de São Francisco, nos Estados Unidos da América, e Barcelona, em Espanha, “já demonstraram interesse em adoptar esta solução”. “Esta será a primeira vez que se testa um serviço destes com esta escala”, frisou o responsável.
Elogiando o “grande empenho” da Câmara do Porto nesta expansão da cobertura da rede wifi, Barros considerou que esta experiência vai tornar o transporte público mais atractivo, o que “gera mais receitas e permite melhorar a qualidade de vida urbana”, bem como “aumentar a possibilidade de pessoas com menos recursos financeiros acederem à Internet”.
Para aceder ao wifi gratuito, os utentes da STCP, mas também quem circular perto das paragens, apenas precisarão de fazer um clique na página de acesso ao sistema que lhes surgirá no ecrã do telemóvel ou de um tablet.

Não posso deixar de me sentir muito orgulhosa do trabalho desta equipa, pois acompanhei a génese deste processo e  sei quanto empenhamento, entusiasmo e sacrifício estiveram envolvidos.

PA,RABÉNS VENIAM!!

6 comentários:

  1. Já tinha lido a notícia mas não associei ao teu filho.
    Um gd abraço de parabéns aos dois
    Regina

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada , Regina, estou muito feliz hoje. Os meus três filhos estoveram aqui comigo ( a Luisa no skype) e é fantastico tê-los tão perto em todos os sentidos. Beijinho.

      Eliminar
  2. O seu filho é mesmo um génio, na verdadeira acepção do termo! Mérito dele, claro, mas também dos Pais que lhe proporcionaram uma educação escolar, e não só, de excelência. Parabéns aos dois!
    Com gente assim, à frente de certos Serviços, este País ia longe e evoluia...
    Tal como a Regina, já tinha ouvido falar disto mas não o associava ao seu filho. Espero que isto se alargue ao Metro. Era bom, mesmo!
    Beijinhos.

    ResponderEliminar
  3. Obrigada Geninha. Há muito que ele trabalha horas e horas neste projecto, tem viajado por todo o mundo para arranjar investidores e encontrou no nosso Presidente da Câmara alguém com sentido criativo e vontade de arriscar. Não fazes ideia do que tudo isto representa....este meu filho só me tem dado alegrias. Bjinho

    ResponderEliminar
  4. Parabéns, Virgínia. Já sei graças a quem regozijar-me quando for ao Porto.

    ResponderEliminar
  5. Olá, Gi.

    Espero que possa satisfazer todas as suas necessidades virtuais nos nossos belíssimos autocarros!! :) Mas para já isto é uma experiência de 6 meses ;-).
    Um abraço

    ResponderEliminar