sábado, 27 de setembro de 2014

Privilegiados

Hoje tenho estado em casa.

Acordei cheia de tosse - a tal que eu temia - e embora, já ontem me tenha precavido com a compra de uns comprimidos que são fortíssimos, de manhã sentia-me mesmo mal, com dores no peito e pouca vontade de fazer algo mais criativo.

Andei por aqui, ouvi música, vi documentários na TV e nada fiz de especial.

Vi na SIC um dos programas que mais aprecio : 60 minutos, da CBS americana.

São sempre obras primas, que vale a pena ver e rever.

Este versava sobre o Estado Islâmico e assustou-me muitíssimo.
Não sei como é que o mundo pode assistir a este massacre, como é que estas populações podem sobreviver com as armas apontadas à cabeça, as mulheres em constante risco de serem levadas e abusadas, as crianças separadas dos pais, a falta de tudo, o terror, o medo, a escuridão...

Passamos o tempo a queixar-nos de que o nosso país deixa a desejar ....e quantas destas pessoas dariam tudo por uns dias aqui... em paz?

Somos uns ingratos, uns ambiciosos e às vezes mesquinhos. Tudo nos é dado, um clima espectacular, uma paisagem maravilhosa na maioria dos casos, um mar lindíssimo e riquíssimo em espécies, liberdade de escolha daquilo que lemos, ouvimos ou dizemos. Mas as queixas são imensas e de todo o género, vindas de pessoas mais que privilegiadas. O FB está cheio delas.

Oiço no BRAVA um dos mais belos concertos de violino que conheço: o Opus 35 de Tchaikoswky. O violinista é Joshua Bell, um dos mais famosos artistas americanos neste momento.

De repente esta melodia leva-me numa viagem no tempo até aos meus 10-12 anos, ao Coliseu dos Recreios em Lisboa, onde ouvi pela primeira vez este concerto tocado por Ruggiero Ricci e fiquei apaixonada por Tchaikowsky que já conhecia do Lago dos Cisnes.

Sei-o de cor, quase nota por nota. O leitmotiv é duma beleza nostálgica tão expressiva que me faz chorar...que feliz eu fui em criança....que sorte eu tive de viver numa família em que se amava e ouvia música...que feliz eu sou por habitar num país lindo onde reina a paz....que ingrata ao queixar-me duma gripe inofensiva.

Deixo-vos este concerto neste sábado que começou com sol, mas vai ter chuva pela certa.....


7 comentários:

  1. Escrevo enquanto ouço o concerto. Obrigada pela partilha.
    Muitas vezes sinto que sou tão privilegiada que momentaneamente me sinto mal ao pensas em tantas pessoas(entre elas crianças) escravizadas, sem pão, sem casa,sem saúde,
    Quanto ao fundamentalismo islâmico é algo que me apavora. mas o ocidente, particularmente a América, têm muita responsabilidade
    Quem tem fornecido armas umas vezes aos turcos, outras aos curdos, outras ao Iraque, etc, etc, etc...
    Na viagem que fiz à China ia uma investigadora e professora universitária do departamento de Física da FCUL que há pouco tempo esteve no Irão em trabalhos durante uns meses. Tinha que andar toda tapada e de véu.
    Conheces o texto postado em http://abemdanacao.blogs.sapo.pt/845683.html
    ?
    Espero que melhores depressa.
    Ab
    Regina

    ResponderEliminar
  2. Esta talvez não seja a melhor gravação deste grande violinista, mas tem a particularidade de ser um concerto Promenade no Albert Hall, em Londres, com orquestra de jovens. O concerto é uma maravilha e ainda hoje me comove como acontecia quando era adolescente....
    Obrigada pelo comentário. Um bom Domingo.
    Na 4ª feira vou ao lançamento do livro pela Adelaide na Almeida Garrett. Se fosses podíamos encontrar-nos lá. Espero já estar melhor da minha gripe. Bjinho.

    ResponderEliminar

  3. Virgínia, espero que a tosse tenha passado e à tarde não tenha chovido!
    By the way, não está para breve uma viagem a Palo Alto? Permita-me recomendar-lhe uma visita ao National Steinbeck Center em Salinas que fica por perto.

    http://noareeiroeporai.blogs.sapo.pt/91815.html

    Já agora se é fã de Steve Jobs passe no nº2066 Crist Drive em Los Altos, em jeitos de homenagem a quem nos trouxe o iPhone e o iPad e veja a garagem onde tudo começou...

    Como vê não sou sempre antipática!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Dalma,

      A minha opinião sobre si não é de todo negativa e já li muitas coisas que escreveu em blogues meus conhecidos. Pelo contrário até aprecio a frontalidade em blogues onde o lisongeio e a sabujice excelam!! :)
      Não choveu, a tosse já quase passou, hoje estive 40m no skype com os meus netos e registo essas preciosas informações, pois vou ter tempo para ver coisas, se não estiver manca de todo. Há sempre taxis e meios de transporte publicos que posso usar. Os meus netos tem escola de manhã, de modo que fico livre....sou admiradora do Steve, tenho um mac, um i'pad e um i'pod, que uso com frequência....e admiro o homem por muitos defeitos que tenha :)
      Um abraço

      Eliminar
    2. Obrigada pelo"semi-elogio" aos meus comentários!
      Já agora, se lhe der jeito há mais sugestões no meu blog. Precisamente há um ano estava na Califórnia e em viagem faço posts todos os dias para os filhos saberem por onde andamos! A viagem começou precisamente a 11.09.2014.

      p.s. descobri que a sua 1ª comentadora deste post, a Regina foi tal como o Fernando minha colega no Liceu. Se a vir dê-lhe um abraço, certamente que ela se lembra de mim já que o meu nome não é vulgar!

      Eliminar
    3. A resposta é essencialmente para a Dalma, se por acaso vier a ler este comentário.
      Claro que nos lembramos de ti. Por onde paras?
      Eu também tenho um blogue www.docaosaocosmos.blogspot.com onde poderás saber algo de nós...
      Ab
      Regina

      Eliminar
  4. Obviamente se a viagem foi o ano passado a data será 11.09.2013

    ResponderEliminar