terça-feira, 28 de outubro de 2014

San Francisco II

San Francisco tem vários museus, mas infelizmente não pudémos ir ver mais do que um e mesmo esse acabou por ser uma visita ao exterior, mais do que à exposição, pois já eram quase 4 horas e o museu fechava as 5.

Fomos ao de Young Museum, que é um verdadeiro espectáculo arquitectónico, construido recentemente com estrutura anti-sísmica no meio do Golden Gate Park, uma área imensa.

A entrada é magnífica, rodeada de vidros enormes que abrigam santuários de plantas, fetos gigantes dum verde esplendoroso. Nos corredores,  há instalações que na penumbra sugerem figuras flutuantes.
O café-restaurante é lindíssimo sobre o jardim cheio de esculturas, que, infelizmente, não tinham nome. Reconheci duas de Moore, mas há outras cujos autores desconheço. Fotografei-as, contudo.

No 9º andar tem uma miradouro todo envidraçado, donde se avista o parque inteiro.


Vale a pena subir e admirar o panorama verde e dourado que se ergue a nossos pés. Não se vê a cidade, para isso tivémos de ir aos Twin Peaks, duas colinas donde se avista a cidade inteira e a baía quando não há demasiado nevoeiro.
Tivémos sorte com o tempo, o carro subiu até ao cimo, mas não até ao ponto mais alto que tem de ser garimpado pelas escadas toscas em terra planada. Não subi, claro está, mas o meu filho e amigo fizeram-no.

  

San Francisco visto assim do alto dá uma ideia de grandiosidade. Os prédios são quase todos claros, de modo que a cidade fica brilhante com a luz do sol. Não é uma cidade americana típica, parece-se um pouco com Lisboa, sem dúvida, embora tenha catorze colinas e não sete.

Para acabar a visita viémos a ver o pôr do sol pela estrada fora, como Jack Kerouac o fez há cinquenta e tal anos atrás...eu a sonhar em voltar a esta bela cidade que me cativou.

4 comentários:

  1. Virgininhamiga

    E as docas? E a Chinatown? Quando fui reportar a election campiagn do Bush pai contra o Dukakis, fiquei lá durante três dias; é um deslumbramento!

    Priminhamiga

    Então não me dizes se gostas da capa do meu novo? Nem a reproduzes aqui no blogue ou no Facebook ou no Twitter? Gostava de o ver,,,

    Bjs da Raquel e qjs de eu

    ResponderEliminar
  2. O meu filho não pode dar-se ao luxo de "perder" mais dum dia comigo em S:F. Já foi muito bom poder dispor dum sábado. Ontem e hoje já está fora numa reunião de CEOs. A minha nora tb trabalha e ir com tres meninos para uma grande cidade é difícil. EU já não consgo ir sozinha, ando três blocks e fico estafada, perco-me no labirinto das ruas e não conseguiria ver muito mais. Fica para a próxima que talvez haja, se tiver coragem. Eles vão estar cá até Junho!!
    Quanto ao resto, desculpa, Henrique, mas não tenho cabeça para ver blogues e responder convenientemente. Talvez quando voltar.
    Obrigada e bjos

    ResponderEliminar
  3. Virgínia, tome esse dia em San Francisco como uma motivação para voltar!
    Como a Virgínia domina o inglês, se ficar 3 dias num hotel no centro, com um bom mapa é um bom guia e dias bem programados ficará a conhecer a cidade (excluem-se museus, claro). Das duas vezes que aí estivemos não sentimos insegurança alguma (bom, não somos dos que saímos à noite).
    O mês de Maio é a meu ver o mês ideal, nem frio nem calor!

    ResponderEliminar
  4. Por acaso, isso é uma óptima ideia. S.F é como Londres e Paris, é preciso ter tempo para ver coisas interessantes e não ficar extenuado. Em Boston fui duas vezes vários dias e fiquei a conhecer razoavelmente a cidade. Aqui estou presa aos meninos e , embora num hotel, acabo por não ter muito tempo para mim...
    Obrigada , Dalma, pelo seu interesse e apoio. Adorei!!

    ResponderEliminar