terça-feira, 2 de dezembro de 2014

As janelas do meu país


janela duma casa particular
Aderi há dias a um site do FB chamado : Aquelas Janelas Viradas para o Mar, que foi criado por um Amigo do Woophy, José Soares.

Nele podemos colocar três fotos de janelas ou portas portuguesas por dia.

É espantosa a variedade de fotografias que todos os dias aparecem, em enquadramentos antigos ou ultramodernos, sempre interessantes convidativos.

Casa das Artes
Tornei-me fã das janelas do Porto -e não só - aqui vão alguns exemplos da zona onde vivo. Mais tarde colocarei outras da Ribeira, do Douro, etc.

Fica aqui também o poema cantado por António Zambujo, que foi um êxito nos anos 50: Naquela janela virada para o mar.

casa de Sophia Melo Breyner


Casa de Sophia Melo Andersen

Colégio de Nossa Sra de Lurdes

Casa Andersen

Cem anos que eu viva não posso esquecer-me
Daquele navio que eu vi naufragar
Na boca da Barra tentando perder-me
E aquela janela virada pró mar

Sei lá quantas vezes desci esse Tejo
E fui p'lo mar fora com a alma a sangrar
Levando na ideia os lábios que invejo
E aquela janela virada pró mar

Marinheiro do Mar Alto
Olha as ondas uma a uma
Preparando-te um assalto
P'ra fazer teu barco em espuma

Repara na quilha bailando na crista
Das vagas gigantes que o querem tragar
Se não tens cautela não pões mais a vista
Naquela janela virada pró mar

Se mais ainda houvesse mais portos correra
Lembrando-me em noites de meigo luar
Duns olhos gaiatos que estavam à espera
Naquela janela virada pró mar

Mas quis o destino que o meu mastodonte
Já velho e cansado viesse encalhar
Na boca da barra e mesmo defronte
Daquela janela virada pro mar

Marinheiro do mar alto
Olha as vagas uma a uma
Preparando-te um assalto entre montes de alva espuma
Por mais que elas bailem numa louca orgia
Não trazem desejos de me torturar
Como aquela doida que eu deixei um dia
Naquela janela virada pró mar




A maioria das janelas do Porto não são virada para o mar.....

11 comentários:

  1. Mais uma belíssima postagem com fotos maravilhosos que sempre admiro. Como sei que gosta muito do Porto, junto um site dum blog que costumo visitar, relativo ao "seu" Porto. Quero dizer que não tenho nada a ver com o blog "Diversidades", apenas sou visitante.
    http://diversidadesquecidas.blogspot.pt/2014/11/momentos-no-porto.html

    ResponderEliminar
  2. Muito obrigada. Irei visitá-lo com certeza. O Porto tem pormenores muito interessantes.....

    Cumprimentos!

    ResponderEliminar
  3. O poema é, e sempre será maravilhoso. As janelas são interessantes. Vou ficar atenta ás de Paris e enriquecr tb a minha coleção que não é coleção pois andam espalhadas por anos de fotografias dos meus "por aí"!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A minha colecção agora ascende a mais de 30 janelas.... :)

      Paris deve ter mais.... :)

      Eliminar
  4. Olá, boa noite..
    Antes de mais muito obrigada pela sua visita ao "Diversidades" e pelo comentário deixado...
    Apreciei as janelas do Porto... São todas lindas... Algumas já tive o grato prazer de ver pessoalmente, nomeadamente as da casa de Sophia de Mello B. Andersen.... É realmente uma casa muito interessante.
    Gosto muito da cidade Invicta e de tudo o que ela me proporciona...!!! Sempre que posso não perco uma oportunidade para usufruir de tamanha beleza...!!!
    Vou seguir o seu blog, pois do que vi gostei muito...
    Cumprimentos
    Albertina Granja

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Benvinda.

      Não sou do Porto, mas apaixonei-me por esta cidade e vivo aqui desde 1979, de modo que me considero portuense....e porrista!!
      Na Ribeira tb há janelas espantosas....

      Boa noite e venha sempre!!

      O vídeo é fabuloso!! Posso partilhá-lo no FB?

      Eliminar
  5. Escolheu para viver uma cidade maravilhosa que a mim também me encanta. Parabéns...
    Quanto ao video, se achar que é interessante, pode partilhar..
    Tenha um bom dia
    AG

    ResponderEliminar
  6. Criar, recriar, descobrir, redescobrir, encontrar, procurar, e tantos outros infinitos verbais são maravilhas que o ser humano tem em si. Este seu olhar sobre as janelas é bem o testemunho de quem vê, vendo com história. Acho curioso e interessante como um blog (que é hoje por hoje dos mais poderosos meios de comunicação do mundo) impulsiona as pessoas, como você, para a observação e difusão do que nos rodeia. É fantástico. Uma boa decisão, fotografar e falar das janelas que são em número de milhões. Continue. Parabéns. João

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Seja benvindo. Gostei imenso do seu comentário. Uma das coisas que mais aprecio na fotografia é o facto de nos fazer ver pormenores incríveis - já depois de as ter no Picasa - que nos escapam a olho nú. Estas fotos podem ser dissecadas, cortadas e recriadas, como diz, num infinidade de outras fotos mais pequenas. Vou continuar pois a minha colecção de janelas é infindável e algumas são mesmo antigas. Quero tirar ainda mais fotosem zonas menos conhecidas.
      Venha sempre.

      Eliminar
  7. Depois de rever as suas fotos e ler os comentários, é fácil concluir que o que tem qualidade está sempre atual...
    Cumprimentos,

    ResponderEliminar