quinta-feira, 7 de janeiro de 2016

A chuva

Tem tendência para me deprimir quando é continuada, cinzenta, sem brilho, monótona....



Em Inglaterra, há períodos de nuvens e sol, a chuva é curta, as temperaturas baixas, por vezes neva. Mas o céu apresenta mil e umas cores, há arco-íris e o sol quando aparece é prateado, os pôres do sol magníficos...

Aqui é sempre esta tonalidade de cinzento azulado, muito tristonha. Acompanhada de vento, a chuva torna-se rebarbativa, os chapéus de chuva estilhaçam-se as pessoas enregelam, as esplanadas estão vazias. Lá fora é uma tristeza. Mas cada vez saio menos. A minha operação já está marcada para dia 25 e espero bem melhorar.

Não gosto destes aspectos do inverno, a não ser quando estou na minha sala, à lareira como agora, esperando a chegada dos meus netos. Eles devem chegar encharcados pois vêm a pé da escola.

Entretanto, eles já chegaram e a casa encheu-se de calor. A minha filha fez-lhes panquecas e eles deliciaram-se. Agora estão a fazer os TPCs e aguarelas...antes de um ir para a aula de violino e outro ficar a ver TV aqui ao pé de mim ( segundo diz, está cheio de sorte....)

Ter depressões neste quadro familiar seria obsceno.....

foto tirada na Foz há 4 anos....

9 comentários:

  1. É isso mesmo, Virginia. Temos de valorizar as pequenas grandes coisas que nos engrandecem a vida - uma lareira, uma sala quentinha, panquecas e a companhia dos que nos são queridos. E o sol vai voltar em breve.

    Um beijinho :)

    ResponderEliminar
  2. Somos uns sortudos com o tempo aqui em Portugal. O que seria de nós se vivêssemos em zonas dos EU, onde há nevões, cheias, tornados, secas, etc.?

    Bjinho

    ResponderEliminar
  3. Virgínia, está a generalizar quando diz que há períodos de nuvens e sol e que a chuva é curta!!!
    Então as chuvas torrenciais que há duas ou três semanas alagaram e submergiram grande parte do Yorkshire?! É este inverno já é a 2ª vez!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não estou a referir-me a catástrofes naturais, mas ao que em geral, acontece quando vou a Leeds. Apanhei neve umas três vezes e das outras só uma vez choveu bem quando fomos passear para Ilkley. Devo ter ido umas dez vezes ao Yorkshire e nunca apanhei dias de chuva assim continuada, tempo muito cinzento e chato.

      Eliminar
  4. Respostas
    1. Provavelmente.
      Quando fui ao Lake District choveu, mas o lago estava com uma luz tão especial que as minhas fotos ficaram lindas. Ainda hoje me lembro de irmos no barco e a chuva cair....

      Eliminar
  5. A minha filha que vive na zona 1 de Londres diz que fica sem ver o Sol quatro meses...Argumentei por estar entre quatro paredes a trabalhar,sai de casa na penumbra e regressa no escuro. Disse que o seu local de trabalho tem janelas e não vê o astro rei...
    Já lá estive em todas as estações. Gostei do Verão, da Primavera e do Outono. Do Inverno também por ter gostado de ver neve, mas a escuridão incomodou-me. Às três da tarde começava a escurecer.
    Em tudo que existe de menos agradável há sempre, mesmo que pouco, de positivo. Penso que retrata bem isto!

    ResponderEliminar
  6. Londres é muito mais chuvosa que Leeds. Talvez até se deva à poluição, que é enorme na capital. É verdade que anoitece mais cedo, mas em Munique isso tb acontecia. As casas estão todas quentinhas ( eu tb tenho a minha casa com aquecimento central), os cafés são cosy, as livrarias mil vezes mais acolhedoras do que aqui. Lembro-me que na minha escola, chovia dentro das salas de aula, a humidade escorria pelas janelas, era um horror. Nunca trabalhei numa escola com condições, Lisboa, Sertã, Chaves, Porto....tudo escolas antiquíssimas com construção boa mas velha, carteiras antigas, frias. Os miudos tinham de estar de kispo e luvas na sala!! Isso faz com que a chuva se torne mais chata cá que noutros locais.

    ResponderEliminar
  7. É bom lembrar tb que o Porto é muito mais húmido e frio que Lisboa. Aqui chove mais e escurece mais cedo! Mas eu gosto de estar em casa e ver as árvores felizes!!!

    ResponderEliminar