sexta-feira, 29 de janeiro de 2016

Ideal de beleza

Hoje tomei um duche sem dificuldade pela primeira vez depois da operação. Pedi à minha filha que estivesse por perto para o caso de eu precisar de ajuda, mas ela só teve de me enxugar bem as costas junto ao penso impermeável.

Nunca gostei de me expor em público, mesmo na praia, sempre usei fatos de banho completos, que me tapassem as gordurinhas e pneus de que não me consigo desfazer. Ando à vontade de fato de banho às vezes até o dia inteiro, mas prefiro usar algo mais por cima dele.

Admiro os corpos esculturais que vejo na TV ou mesmo no ginásio onde ia regularmente. Invejo as mulheres que conseguem manter as suas formas intactas....





Neste momento sinto-me mais próxima dos ideais de Degas, nos seus quadros Les Baigneuses, do que dos modelos esguios de Modigliani!!
Espero não me vir a parecer demasiado com as beldades de Rubens ou, terror dos terrores, ficar como as damas de Botero.
Adoro as esculturas de Moore, mas detestaria ter a cabeça pequenina e o corpo desproporcionado.

É claro que todo o corpo é artístico. Mesmo com vértebras presas por tiras de titânio.

E há quem goste de nós e nos ache bonitas. Chega para nos sentirmos felizes.

12 comentários:

  1. Não gosto de qualquer das esculturas de Moore que represente a Mulher! É um insulto representá-las sempre com uma cabeça minúscula, como que a insinuar que as mulheres são acéfalas!

    ResponderEliminar
  2. Já vi esculturas de Moore em diversos locais - o melhor sendo o Yorkshire Sculpture Park perto de Leeds e da sua terra natal, Bradford. Gosto sempre das suas esculturas e até das mais abstractas. É um dos meus escultores de eleição. Li a sua bio e adorei. Não me importo nada que ele nos distinga pela microcefalia. O homem é um génio.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Alguma vez leu a explicação para a microcefalia que está sempre ou quase sempre presente?
      Microcefalia igual a caixa craniana pequena, logo menos massa cerebral, logo menos capacidades intelectuais! Pelo contrário a massa corporal é sempre exagerada! Forçosamente isto para Moore devia ter algum significado.
      P.s. Pelo menos uma já vi em Durham.

      Eliminar
    2. Em Mnique há uma estátua em frente à Alte Pinakothek onde ia regularmente nas minhas visitas à cidade. O meu filho viveu lá 7 anos, mesmo em frente do museu. Adorava aquela mulher de cabeça pequena e corpo imenso deitada sobre o lago. Nunca me ocorreu que houvesse ali preconceito contra a mulher...nem acredito que haja. Moore foi muito criticado, mas o talento dele nem se discute.

      Eliminar
  3. Gosto de todas as esculturas que mostra aqui, mãezinha! E adoro o Moore! :-D Gorda ou magra, vivá Mulher! :-D

    ResponderEliminar
  4. É sinal de que aprecias a Arte como tal. Se todos os artistas pintassem ou esculpissem a realidade tal qual ela é, morríamos de aborrecimento nos museus. A originalidade é um elemento essencial da criatividade. Podemos não gostar ou não sermos atraídos por isto ou aquilo, mas a nossa percepção de Arte tem de ser mais abrangente. Tb se aprende a gostar!
    bjo

    ResponderEliminar
  5. Concordo totalmente com a tua "visão" sobre a arte que expressas neste comentário.

    Vejo que continuas a recuperar lindamente.
    Ab
    Regina

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O laptop tem sido o meu companheiro de "infortúnio", pois consigo estar sentada com três almofadas atrás e entretenho-me com n artigos que leio, música do Youtube que oiço, o facebook onde tenho mais de 30 pessoas a desejar as minhas melhoras, tudo isso dá-me forças para aguentar estes dias compridos. Tenho saudades do mar, mas espero em breve poder ir até à Foz.
      Um bom fim de semana.

      Eliminar
  6. Virginia, o seu post fez-me sorrir. Fico contente por a sentir bem-disposta e confiante. Esse estado de espírito ajuda a recuperação física. E concordo que todo o corpo é artístico. O importante é sentirmo-nos bem na nossa pele.

    Um beijinho e um domino feliz :)

    ResponderEliminar
  7. Sem dúvida.....fazê-la sorrir é um pleonasmo :)

    Bom Domingo!

    ResponderEliminar
  8. Cada vez mais, o que me parece é que mais que gordinha ou magrinha, quero é estar bem (embora não me importasse de ser magrinha)
    um beijinho e uma boa semana
    Gábi

    ResponderEliminar
  9. O mesmo penso eu até porque ser gordinha acarreta mais peso em cima das vértebras, rótulas, tornozelos, etc. Embora haja muitos magrinhos que sofrem de problemas de ossos. Sempre tive um pouco de complexos por causa dos quilinhos a mais, mas cheguei à conclusão de que o recheio é mais importante que o folhado croustillant!!! ( a Miss :) que me perdoe o uso das metáforas que são dela!
    bjinho

    ResponderEliminar