quarta-feira, 10 de abril de 2019

No Éden




Oiço os pássaros a chilrear no botânico. Uma brisa agita as hastes destes arbustos, cujos nomes desconheço. O sol é quente e traz nos uma luz imensa, branca, luminosa e verdadeira.


Estas são as tardes por que anseio, verdes e prateadas, cheias de promessas. 
Este é o local mais sagrado da minha vida, o meu santuário, onde só há beleza e renovação todos os anos. 
Aqui sei que estou no Éden. 
No paraíso, o único que conheço e em que me reconheço. 
Não há vida para além da natureza, não há paz sem ela... 






Continuo a escrever do meu oásis. 
Descobri uma passagem secreta para aquele cantinho do charco, que me faz lembrar tanto a Sintra da minha adolescência. 
Tudo aqui é lindo, cheira a musgo, a pedra granítica, a água limpida, ouvem-se os pássaros impávidos perante o ruído impiedoso da VCI. 


Uma fonte gorgoleja...ou é da minha imaginação?

Os duendes de Sophia saltitam de pedra em pedra, por entre o musgo e os líquenes, entoando cantigas próprias das fadas. 


Esqueço tudo por segundos. 

A vida parou. Os dramas cessaram. As pedras falam mais alto, as plantas envolvem-me e adormeço devagarinho, sem dor, sem pena, sem saudade...

__________________

Vêm-me à mente as palavras singelas duma adolescente em cativeiro.

Ela sabia...o valor da liberdade e da vida cá fora.

Sai, vai para o campo, aproveita o sol e tudo o que a natureza tem para oferecer. Sai e tenta recapturar a felicidade que há dentro de ti; pensa na beleza que há em ti e em tudo ao teu redor, e sê feliz.
A beleza continua a existir mesmo no infortúnio. Se a procurares, descobrirás cada vez mais felicidade, e recuperarás o equilíbrio. Uma pessoa feliz tornará as outras felizes; uma pessoa com coragem e fé nunca morrerá na desgraça.
Anne Frank

4 comentários:

  1. Belíssimas fotos, como sempre. E, tal como comentei em mensagem anterior, tenho gostado dos teus últimos textos, mais poéticos.
    Ab

    ResponderEliminar
  2. Obrigada, Regina.

    Agora escrevo aqui só mesmo para poesia...que também acontece de vez em quando. Escrevo no meu diário pessoal - já com 35 páginas só neste Abril - tudo o que faço ou penso no meu quotidiano. Os blogues já não são o que eram e poucas pessoas comentam o que tira todo o interesse social. Passam a ser monólogos...
    Bom fim de semana!
    bjinho

    ResponderEliminar
  3. Para mim o blogue foi sempre uma espécie de diário, como várias vezes referi. É óbvio que gosto que leiam e comentem, mas se não acontece, continuo a escrever para mim...
    Bjs

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Mas não ºe essa a função do blogue. Deve ser um meio interactivo com as redes sociais. E só assim tem interesse publico. Acho eu. :)

      Eliminar