quinta-feira, 25 de abril de 2019

Uma ribeira que é uma margem


Chama-se Ribeira, mas não o é no sentido literal, não tem água nenhuma,  é terra firme que se debruça sobre um dos mais lindos rios que conheço. É a margem....e a ponte é uma miragem....



Passeio na Ribeira como se fora turista....e de certo modo sou-o, pois que não nasci nesta bela cidade.
Uma amiga minha dizia que eu era a lisboeta mais nortenha que conhecia. Na altura ri-me, pois nem sequer vivia aqui, só me tinha casado com um tripeiro e defendia a sua cidade com unhas e dentes, contra tudo e contra todos.



 Ele dizia-me por vezes verdade como punhos. Que os lisboetas achavam que eram grandes trabalhadores, mas que, afinal, passavam o dia a correr dum lado para o outro sem produzir nada de relevo. O que se produzia a sério era aqui no norte, onde quem trabalhava dava o litro e tinha orgulho no que fazia.

Por vezes, eu irritava-me e contradizia-o, mas ele dava-me exemplos de amigos meu que pouco faziam e viviam bem...

Passear na Ribeira e ver todos estes turistas lembra-me Lisboa e Cascais, onde se viam muitos estrangeiros e se sentia o cosmopolitismo no ar. Só agora chegou ao Porto, um aroma internacional, que enche cafés e restaurante e que faz filas para ver coisas belas que esta cidade ostenta com orgulho. Passear aqui passou a ser quase um roteiro obrigatório.



Ribeira




O sol bate no goraz
nas sardinhas
nos legumes
as laranjas
e as maças
enchem o ar
de perfumes
torna-se duro o inverno
logo p´la manhã vem
o aconchego terno
do velho xaile de lã
A ponte é uma passagem
p´rá outra margem
A ponte é uma passagem
p´rá outra margem
Desafio pairando sobre o rio
a ponte é uma miragem...
Nas tasquinhas decoradas
curte-se o chique burguês
comem-se boas dobradas
ostenta-se a embriaguês
Há um navio fantasma
na voz de uma peixeira
e um velhote com asma mente à
própria ribeira
A ponte é uma passagem
p´rá outra margem
A ponte é uma passagem
p´rá outra margem
Desafio pairando sobre o rio
a ponte é uma miragem...
A ponte é uma passagem
p´rá outra margem
A ponte é uma passagem
p´rá outra margem
A ponte é uma passagem
p´rá outra margem

Jáfumega

2 comentários:

  1. Virgínia, já lhe tinha tentado enviar comentários mas falhei por algum motivo. Parabéns pelo 'new look' do Cores e Movimentos, ficou muito bem; também gosto desta última foto da ponte. Não tenho ido para a Ribeira porque tem gente a mais, ruído a mais, sujo a mais. Mas gosto da Afurada.

    ResponderEliminar
  2. Só hoje li este comentário. Passo semanas sem visitar o blogue. Obrigada Mário. Bo fim de semana!

    ResponderEliminar