quarta-feira, 26 de junho de 2013

Escolas públicas ou privadas?

Um estudo da Universidade do Porto chega a uma conclusão notável e que merece atenção de todos os que contestam o ingresso na Universidade nos moldes em que se realiza em Portugal, assim como o malfadado ranking das escolas a partir das classificações alcançadas nos exames do 12º ano.

Transcrevo aqui parte do artigo:





Público   
18 Janeiro 2013

As escolas privadas preparam melhor os alunos para os exames, mas não para terem um bom desempenho na universidade. A Universidade do Porto (UP) analisou o percurso académico de 4280 estudantes admitidos no ano lectivo 2008/09 e concluiu que, entre os 2226 que concluíram pelo menos 75% das cadeiras dos três primeiros anos, os estudantes que provinham de escolas públicas apresentavam melhores resultados académicos do que os provenientes das privadas.

"As escolas privadas têm grande capacidade para preparar os alunos para entrar, mas o que se verificou é que, passados três anos, estes alunos mostraram estar mais mal preparados para a universidade do que os que vieram da escola pública", adiantou ao PÚBLICO José Sarsfield Cabral, pró-reitor da UP para a área da melhoria contínua. Esta constatação baseia-se no facto de estes últimos estarem mais representados no grupo dos 10% melhores daquele ano lectivo.


Em termos globais, por cada 100 estudantes provenientes das escolas públicas que concluíram pelo menos 75% das cadeiras dos três anos, havia 10,69 no grupo dos melhores. No caso das escolas privadas, esse número era de 7,98.
O documento (que surge como um alerta contra o facilitismo na utilização dos rankings e que procura rebater a ideia de falência do ensino público) sublinha que o melhor desempenho dos estudantes das escolas públicas é ainda "mais relevante pelo facto de as escolas privadas de maior prestígio fazerem uma selecção social dos seus estudantes".
"O desempenho dos estudantes no superior requer habilidades e capacidades que não são aquelas que decorrem de o aluno saber muito bem a matéria dos exames. Temos alunos que vieram de escolas de província, e que tiveram que resistir a muita coisa e superar muitas dificuldades para chegar ao superior, e que se tornaram alunos excelentes; provavelmente porque já vinham apetrechados com qualidades que um aluno demasiado protegido não tem", admite Sarsfield Cabral. "Os alunos das privadas saem-se pior porque estarão habituados a ser mais acompanhado e, quando passam para a universidade, onde são considerados adultos, perdem esse tipo de aconchego", concorda Alberto Amaral, do Centro de Investigação de Políticas do Ensino Superior e ex-reitor da UP."



O ego das escolas públicas está tão em baixo neste momento! Este estudo é magnífico para provar que muito do que por aí se propaga, sobretudo em relação aos professores e à sua prestação, é falso.

4 comentários:

  1. Quantas vezes eu,com pessoas amigas, tenho comentado isso. Os alunos das escolas privadas obtêm melhores classificações porque podem ter mais apoio em casa e até explicadores.
    A ESCOLA deve ser PÚBLICA, porque o ENSINO não pode ser um negócio.
    E os professores devem ser vistos e tratados de acordo com a sua função de preparar o futuro.

    Um abraço, Virgínia.

    ResponderEliminar
  2. Por acaso, até tenho pessoas de família que nem sequer obtiveram as notas que queriam devido a má preparação de escolas privadas - Colégio Moderno, por exemplo - mas também tenho exemplos de grandes sucessos na universidade como os meus filhos devido à preparação do colégio alemão, sobretudo nas línguas.
    Em todos os níveis há bons e maus alunos e é natural que na universidade, outras qualidades sejam necessárias assim como uma preparação mais dura para a vida. Tudo depende da personalidade e querer do aluno e há os que têm mesmo de vencer para ser alguém na vida.

    Bjinho

    ResponderEliminar
  3. Interessante! Pois,os pais que pagam escolas privadas, e não deve ser pouco, querem ver resultados positivos nas notas. Por exemplo, há quem entre para a faculdade de medicina por ter atingido aquela nota muito alta. No entanto, não tem ou tem pouca vocação para a profissão. Fez aquela escolha por não saber o que fazer ou por vaidade.Também acontece .Resultado,estes alunos, nessas condições,vão ter que se esforçar para se adaptarem, correndo o risco de serem u profissionais frustrados...
    Os meus filhos ,desde o primeiro ano até que se licenciaram fizeram o seus estudos em escolas públicas.Doutra forma não poderia ser, porque são quatro. E foi em Universidades perto de casa. Felizmente estão todos a trabalhar. Graças a Deus e a eles que souberam aproveitar o que lhe pudemos dar...

    ResponderEliminar
  4. Olá, Madalena. Quatro filhos é obra!!

    Ainda bem que estão todos bem, é uma benesse quando se pode dizer isto!!

    Sempre tive belíssimo alunos na escola pública, alguns até brilhantes e não eram do tipo marrão, eram inteligentes e fantasiosos!

    Cada vez é mais difícil decidir....mas no secundário penso que as escolas publicas são melhores e não há tanta indisciplina.

    Bjinhos

    ResponderEliminar