quarta-feira, 19 de junho de 2013

False Friends - O preto e o branco

O tempo tem estado muito na base da minha indisposição moral nestes últimos dias, aliado a problemas vários, alguns bem mais sérios que outros, que exigem respostas imediatas e que não se compadecem com desilusões emocionais provocadas por palavras torpes trocadas em posts virtuais.

Houve momentos na minha vida em que me deixei levar pelo mundo virtual e em que tive grandes decepções, acabando por chegar à conclusão de que afinal, nenhum dos pseudo-amigos era real e que as picardias virtuais não passavam disso mesmo... Jogos de palavras são meros jogos de palavras.

Se formos a pensar bem, havendo moderação na maioria dos blogues, se não em todos , deixa de ser interessante escrever comentários pessoais, pois estamos logo à partida condicionados naquilo que queremos dizer,  já sabemos que as verdades doem muito e os bloguistas - que são, na sua maioria, grandes narcisos - não vão querer publicar nada que belisque a imagem plastificada que criaram para os outros aplaudirem. A verdade assusta-os, fá-los tremer como varas verdes, não vá alguém vir a saber. Por email, pedem-nos contenção.



Quase todos os blogues pessoais que conheço só pretendem uma coisa: expôr ao público uma personalidade original, opiniões doutas sobre assuntos triviais ou politiquices, desabafar quando nos mordem os calos e receber ( isto é mesmo importante!) aplauso, elogio, adulação, carinho virtual, sorrisinhos e críticas veladas que camuflem a verdade nua e crua.
Depois em emails ou telefonemas, pode-se exprimir melhor o que se sente na realidade, mas com cuidado, não vá o outro servir-se um dia desses mails para nos atirar à cara quão hipócritas fomos nos nossos blogues.


Sempre quis ser franca neste espaço, mesmo que, por vezes, me expusesse demasiado ou criticasse o que via ou lia com demasiada sinceridade ou denodo.

Nunca moderei uma única mensagem, mesmo quando faziam pouco do meu amor à cidade do Porto ou censuravam as minhas atitudes demasiado infantis ou declarações arreigadas. E quem se expôe está sujeito a ódios ou invejas  dos que fingem ser nossos amigos  e nos adulam, para mais tarde nos tirarem o tapete suavemente.

False friends em inglês significa palavras parecidas com as nossas, em português, mas com significados totalmente diferentes: por exemplo support  não significa suportar, aturar, mas subsidiar ou dar apoio;  pretend - não significa querer ou pretender, mas fingir ; assist - não significa assistir a um espectáculo, mas ajudar, etc.

Esta entrada não vai ter comentários. Muito provavelmente.

O mundo virtual está cheio de False Friends . 


Parecem uma coisa, mas são outra.

2 comentários:

  1. Mas ainda há bons amigos. Eu encontrei muitos e até através dos blogues. Claro que há invejosos e maldizentes, mas esses não merecem a nossa atenção

    Um abraço..

    ResponderEliminar
  2. Não sei, Graciete, só confio nas pessoas que conheço pessoalmente. As outras são sempre duvidosas.

    Tenho amigos que escrevem para aqui de vez em quando, mas que sei serem mesmo meus amigos porque os conheço pessoalmente. Os outros naõ sei:)

    Bjo

    ResponderEliminar