sábado, 1 de junho de 2013

Já chegou o verão

E com ele o calor, a secura, as plantas mortas de sede, os abelhões a sugarem o pólen sem cessar, as árvores pesadas de verde, a terra ressequida, as rosas enormes mas sem graça...

Não gosto do verão. Ou antes, nasci com ele e a minha mãe queixou-se sempre de que quase morria de calor naquela tarde em que vim ao mundo. Deve ser por isso que me dou mal com o calor. O que vale no verão é a sombra e cada vez mais necessito de árvores, muitas árvores, para entrever o sol através delas e a vida se tornar um contra-luz permanente.

O Botânico faz-me dó nesta altura do ano. Um jardim destes precisa de muita água e humidade e só chove de vez em quando.

Apesar de tudo, as flores continuam a surgir aqui e ali, ostentando as suas corolas petulantes, a alfazema já cobre uma parte do jardim das rosas, os buxos estão mais verdes que nunca, os nenúfares atrevem-se a espreitar através das folhas enormes que enchem por completo o lago dos papiros. Há peixes e rãs a coaxar. Temos a ilusão de que o momento é o que importa.

É bom sentir-me viva neste Dia da Criança, em que me entretive a folhear albuns dos anos 70-80 e a "fotografar" fotografias antigas dos meus sobrinhos e filhos....para além das flores. Também me revi nesses anos e encontrei fotos minhas de que já me tinha esquecido completamente.

Olho para estas carinhas, hoje já de adultos, e penso nos seus sonhos, na alegria de estar em família e na sorte que tiveram, apesar de tudo.

Como se sentirá uma criança em 2013? Como verá ela o presente...já que o seu passado é tâo curto que mal se mede e o futuro uma incógnita total?



E fica aqui uma canção nostálgica e uma foto minha tipo Hollywood, que me faz saudades dum tempo que nunca mais volta.












6 comentários:

  1. Eu gosto do verão que tanto tarda este ano, se é que virá!!!
    Dias grandes, quentes, Sol, Luz tudo me dá um pouco mais de alegria. Claro que não gosto do calor abafado, pesado e de trovoada, mas quando o Sol é aberto, o céu é límpido, sinto-me mais leve e um até mais feliz.
    Esta ano o inverno foi longo e pesado e quanto ao verão veremos como se vai comportar.
    Também gostei das suas fotografias.

    Um beijo.

    ResponderEliminar
  2. Sei bem quanto gosta do verão e só por si já fico satisfeita de ele ter chegado. Hoje foi o primeiro dia de calor a sério.Adro os fins de tarde de verão na Foz, com a noite a demorar a vir e o sol ainda quente. Tb gosto de banhos de mar, mas cada vez ando com mais dores nos ossos e tenho receio da água fria. O que vale é que aqio só vejo árvores.....:)

    Bom Domingo!

    ResponderEliminar
  3. Também prefiro a Primavera e o Outono, mas os fins de tarde junto ao rio, em agosto, numa Lisboa semi-despovoada também têm o seu encanto. E as sestas nas tardes de calor quase sufocante :)

    E adoro essa música! As fotografias, magníficas "as usual" ;)
    Beijinho

    ResponderEliminar
  4. Tb gosto de sestas, mas essas é todo o ano:))

    Adoro acordar e ficar a olhar para o meu quarto como se não o conhecesse:)

    ResponderEliminar
  5. Ó Virgínia, que pose de mulher fatal... :)

    Por este andar o Verão nem aparece mais, o que para mim este ano me dava um jeitão!

    Bonitas fotos (as usual). Uma criança em 2013 sente exactamente o mesmo que qualquer outra criança no passado e no futuro. Uma criança é um estado de alma intemporal.

    Bjs,

    ResponderEliminar
  6. Haha, foi divertido, isto foi tirado nos anos 70, tinha eu uns 22 anos. E foi no inverno junto a Castelejo, salvo erro. O carro estava abandonado na estrada e parecia um cenário de cinema. Tenho mais, no género!!

    Sim, as crianças felizes são sempre felizes....o problema é que há muitas que sofrem...e cujo futuro é um buraco negro.

    Bjo

    Hoje já está cinzento e fresco....

    ResponderEliminar