sexta-feira, 28 de junho de 2013

Nasci

há uns anos largos neste dia 28 de Junho, na Rua Rodrigo da Fonseca, em Lisboa.

Dizem que estava um calor tórrido - tal como hoje - e a minha Mãe comeu cerejas após o parto. Deram-me o nome dela, apesar de já terem tido duas filhas mais velhas com outros nomes.
Este nome sempre representou para mim um peso mais do que uma benesse. Era comprido, tinha muitos ís, que inevitavelmente as pessoas trocavam por és. Ninguém se chamava assim e eu não gostava deste nome. No Porto trocam-me o V por B e ainda soa pior.
Se vivesse nos EU possivelmente teria trocado o nome da colónia mais carismática  para Jane ou Helen, nomes vulgares que não acarretam consigo nenhuma responsabilidade.

Era uma miúda feliz, reguila, com alguma personalidade....como se pode ver nestas fotos já torcia pelo azul e branco!!:)))


Em Cascais , com 2 anos

Em Cascais aos 3 anos

Em adulta, comecei a gostar um pouco mais dele. Era diferente. Podia redundar em Gi, Gina ou Gineca, como me chamam os meus netos. Podia disfarçar-se. Mas por outro lado, como professora, ostentava um nome pouco vulgar. E ninguém dizia qual Virgínia, já se sabia que era eu na escola. Não havia mais nenhuma.

Fui sempre dos últimos números da turma e o que me valia era o Maria, apesar de tudo, amenizava a descida aos infernos!!

Em jovem fazia-se uma festa pelos meus anos, com fogueiras, balões e coisas boas. Às vezes transformávamos a garagem em discoteca com luzes e papelinhos, cravos e quadras, caldo verde e chouriços. O ano estava a acabar e os cadernos eram queimados em honra do solestício e do S. Pedro, que nessa altura era nosso amigo.

Também era época de exames, o que não dava jeito nenhum, mas felizmente, nunca chumbei nenhum.

Passaram muitos anos e uma Vida plena. Com alegrias e dramas, como todas as vidas. Sempre estive aqui para os meus, mantendo a minha maneira de ser independente, quiçá um pouco egoísta, mas sempre disponível em horas amargas.

Assim continue.

Fica aqui uma das minhas músicas preferidas dos MUSE - Endlessly -  dedicada aos meus filhos e netos neste dia.




12 comentários:

  1. Gostei da descrição que fez sobre si, especialmente dessa:"Sempre estive aqui para os meus, mantendo a minha maneira de ser independente, quiçá um pouco egoísta, mas sempre disponível em horas amargas." Já diz muito da pessoa que é...penso que generosa! Até fico mais descansada porque me revejo um pouco no sentido da frase.Mostra que teve começo e seguimento de vida feliz e alguns percalços pelo meio. Quem não tem?...Agora, interessa sentir-se bem consigo própria e o resto é lucro.
    Sempre ouvi dizer que a pessoa é que faz o nome
    Mais uma vez muitos parabéns e os anos que se seguem sejam felizes!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada Madalena.

      Penso que ser egoísta na nossa idade reflecte o desejo de nos protegermos um pouco da própria família. Há quem pense que os Avós devem viver para os netos, não partilho esta opinião, embora goste muito deles. Hoje fui ao cinema com a minha filha ver um filme que aconselho: Quarteto. Excelente para um dia de anos!

      Bjinhos

      Eliminar
  2. Happy returns, many, Virgínia.

    Mais uns dias e sou eu, :( mais velhote.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Quando é? Tenho de ir ao FB???

      Obrigada, Mário. Bom fim de semana musical.

      Abº

      Eliminar
  3. Que menina tão linda! Já se adivinhava, na sua cara, a mulher lutadora que se tornou.
    Parabéns Virgínia.
    Bjs da M. Eugénia

    ResponderEliminar
  4. Era catita, moreninha e com cabelo preto! E adorava andar de calças, dizia a minha Mãe.
    Obrigada, Geninha, é sempre tão bom ver-te por aqui!! Tens pintado muito?

    Bjos

    ResponderEliminar
  5. Virgínia, permita-me que lhe envie o meu abraço de parabéns. Os meus votos para que este dia se repita por muitos e muitos mais, junto dos que lhe são queridos.
    Manuel Tomaz

    ResponderEliminar
  6. Caro Manuel,


    Muito obrigada. Está a ser e vai continuar a ser feliz.....

    Abº

    ResponderEliminar
  7. Os meus sinceros parabéns Virgínia e votos de uma vida longa, feliz e tão realizada como até hoje. Alguns problemas, quem os não tem?. O que importa é saber superá-los. Também tenho Virgínia no meu nome o que não é muito do meu agrado. Mas era o nome da minha bisavó que ,diziam a minha mãe e a minha avó, era uma extraordinária mulher. Gostei muito da música que dedica aos seus filhos e netos. Até fui percebendo a letra apesar do meu fraco inglês.

    Um grande beijo.

    ResponderEliminar
  8. Obrigada, Graciete. A Virgínias são sempre especiais!!! Eu fui a 5ª geração delas, mas não puz o nome à minha filha:))

    Hoje vou jantar com a família toda, somos nove ao todo. Estou feliz!

    Bjo

    ResponderEliminar
  9. Obrigada, Paulo.

    Fui jantar com a família toda em Gaia, a cidade estava liiinda de morrer......e eu deixei a minha máquina em casa em cima da mesa. Grrrrr!

    Bjo

    ResponderEliminar