segunda-feira, 9 de junho de 2014

A flora da Calheta...e não só.


Este local não é só mar e areia… há toda uma vida vegetal e animal a germinar, a desenvolver-se e a povoar as rochas e os caminhos.
Todos os anos fico extasiada com a flora que aqui encontro e que apresenta um misto de plantas silvestres, nascidas das pedras, literalmente, e um misto de plantas “finas”, cultivadas e tratadas pelos moradores da Luz,  que apreciam o verde ou as cores  variegadas das inúmeras flores que medram neste terreno seco e aparentemente estéril.

Tudo o que se semeia aqui cresce se for regado amiúde. Mas quando essa água falta, as plantas vão-na buscar ao fundo das rochas, água salgada que já dessalinizou ou mesmo água doce que se encontra na profundidade da terra.


Ontem tirei fotografias em especial para a minha amiga Regina, que já por aqui passou e adorou as buganvílias. As nossas este ano ainda não estão em flor, mas por esses jardins, há-as lindas como se pode ver na foto, juntamente com lantanas de todas as cores, hibiscos simples e duplos de cores maravilhosas, cevadilha, rododendros, malmequeres, etc.

É um mundo de cor e de beleza que rodeia estas casas brancas e bem caiadas, onde também não faltam as palmeiras tenazes, os aloés espontâneos e as piteiras suculentas.

As rochas que nos levam até ao mar aqui em frente estão cobertas de sal e algumas apresentam fósseis de moluscos, lapas às centenas, mexilhão a granel e algas, muitas algas de cores diversas. Também apresentam nomes escavados de dezenas de pessoas que por aqui passaram e quiseram deixar a sua marca.
Observar estes pormenores para além de ajudar a passar o tempo que aqui escorre lentamente nas nossas clepsidras, é um enriquecimento espiritual, a certeza de que poderemos partir como já partiram os  nossos pais que construiram estas casas e aqui foram muito felizes.

Este local permanecerá incólume para os vindouros e sera para eles cada vez mais acessível e mais belo.  


2 comentários:

  1. Ótimas fotografias e grande homenagem à Natureza.

    Um abraço.

    ResponderEliminar
  2. Estou aqui fora e é um concerto incrível de pássaros, bichinhos, vozes e o murmurar do mar, que hoje está calminho.
    Em breve estarei de volta ao Campo Alegre...

    Bjinho

    ResponderEliminar