quinta-feira, 26 de junho de 2014

A fotografia a preto e branco....e a cores

Há quem não goste de fotos a preto e branco porque lhes faltam as cores verdadeiras da Natureza, dos objectos ou até dos rostos.
Há quem as aprecie muitíssimo por achar que a categoria técnica da fotografia, a verdadeira arte de fotografar, fica muito mais valorizada a duas cores, sejam elas preto e branco ou sépia.
É uma questão de gosto e também de tema. O objectivo do fotógrafo pode ser realçar a beleza dum local pelos seus contrastes de luz-sombras, contra-luz ou silhuetas. Ou pode ser a de transmitir o máximo de esplendor, de realismo e de brilho que se coadunam mais com fotografia multicolor.

Como se sabe, é possível transformar uma foto digital a cores numa a preto e branco, mas não vice-versa. Uma vez modificada, não é possível voltar às cores primitivas, por isso aconselha-se sempre a gravação duma cópia antes da metamorfose.
Já fiz várias experiências destas. Já apresentei uma exposição só de fotos a preto e branco, que teve bastante sucesso. Nessas fotos jogava com a luz e as silhuetas.

Gosto de ambas as facetas, há fotos que não consigo transformar, são belas no original.

Vão aqui uns exemplos:

A foto de Ofir a preto e branco é mais majestosa, mais onírica e mais bela, na minha opinião. Mas a primeira tem as cores duma pintura maravilhosa.


Ofir
 Nesta foto abaixo, não havendo cor, falta um certo calor à fotografia, mas a primeira é mais artística e os contrastes mais nítidos.


Pai e filho
 Algumas fotos já são quase bi-cromáticas ao natural, como esta da Praia dos Ingleses.

Bar dos Ingleses


 Esta foto abaixo a cores é um verdadeiro quadro, tal a harmonia, a posição dos elementos no fundo azul da água do lago. É uma foto bem conseguida e totalmente natural. Nada foi movido. Era assim que as folhas e flores se quedavam na superfície da água.
A preto e branco fica baça e perde o encanto. Parece um desenho.



É claro que esta é a minha opinião. A vossa pode ser diferente.

Fica aqui um pequeno texto a condizer:

A fotografia é um milagre da tecnologia que aperfeiçoou o homem.
Ela reaviva a memória com detalhes, reactiva sons, cheiros, cores e sentimentos que a gente nem mesmo poderia imaginar fossem recordados.
Quando você vê uma foto sua com poucos dias, alguns meses, ou na tenra infância, tem a oportunidade única de pelo menos imaginar a felicidade dos seus entes queridos nessa época.
Pessoas, lugares, viagens e comemorações como que voltam com a visão de uma fotografia.
É como curtir de novo tudo o que foi muito bom.

Marinho Guzman

10 comentários:

  1. Acho-as todas maravilhosas e de uma grande ternura a do piano. Um beijo e parabéns.

    ResponderEliminar
  2. Obrigada, Graciete.
    O meu filho toca muitas vezes com o filho mais novo. Ele coloca as mãozinhas sobre as dele e acompanha a melodia..... :)

    Bom fim de semana!

    ResponderEliminar
  3. Correndo o risco de me repetir as tuas fotos são excepcionais(claro que não sou "expert" no assunto mas considero que revelam uma grande sensibilidade),Neste conjunto acho fabulosas as da praia dos ingleses.
    Ab
    Regina

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Muito obrigada, Regina....quero ver se faço uns albuns com fotos de locais que adoro....
      Estou a ouvir o concerto de ópera da RTP2 e lembrei-me de ti, espero que o tenhas visto!
      bjinho

      Eliminar
  4. Priminhamiga

    Todas são fabulásticas. Mas, como sabes, comecei a minha vida profissional quando ainda reinava o preto e branco. Por isso, a das quatro mãos no piano a preto e branco é bué da fixe, ou seja é o máximo. Quer o Miguel, quer o Luís Carlos e a Estela já me tinham dito - e mostrado - que tu és uma génia na fotografia. Agora, digo-o eu.

    Qjs meus e da Raquel

    ResponderEliminar
  5. Ainda bem que não estás zangado comigo por não te ter respondido no teu blogue. Fiquei comovida ao ler isto , tanto mais que hoje (28) faço anos e estou aqui a ouvir o concerto do Teatro S. Carlos que me lembram tanto o Avô Júlio e a Avó Gininha.....toda uma época que já foi....só me apetece chorar.....eles eram únicos, como tu sabes!
    Bjihos e obrigada. Bjinhos aos teus filhos de quem gosto muito!

    ResponderEliminar
  6. Pois é!!!... Aprendi mais alguma coisa. falta-me é a máquina em condições . Obrigada! Os cheiros e as fotografias são poderosos para a minha mente!...

    ResponderEliminar
  7. A fotografia digital é muito acessível a todos, tanto no preço como na técnica. Nunca mais haverá problemas para os que, como eu, não têm cursos de fotografia nenhum!! É preciso é gosto, prática, visão dos ângulos melhores, observação constante e sentido estético. A máquina ajuda, sobretudo quando tem um zoom potente que alcança distâncias inimagináveis....a minha Lumix é muito boa e nem chegou aos 500 euros!!

    Bjinho

    ResponderEliminar
  8. Gosto muito e estou totalmente de acordo com os teus comentários. Continua e publica o albúm.

    ResponderEliminar
  9. Gostava realmente de fazer um album sobre o Jardim Botânico do Porto. Tenho fotos lindas....

    bjinhos

    ResponderEliminar